SPS capacita cuidadores de abrigos de crianças e adolescentes

24 de abril de 2023 - 17:07 # # # #

Treinar e profissionalizar regularmente os cuidadores de crianças e adolescentes vulneráveis e sob riscos sociais são o objetivo da capacitação continuada que a Secretaria da Proteção Social (SPS) vem promovendo para cuidadores dos abrigos do Estado. Nesta semana, cerca de 140 profissionais de unidades de acolhimento de crianças e jovens participam de mais uma qualificação, ministrada por técnicos e gestores da SPS e do Ministério Público do Ceará.

Os nove abrigos administrados pela SPS acolhem e assistem 180 crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, com distúrbios de comportamento, vítimas de negligência, abandono e violência; com ou sem deficiência física e cognitiva; autistas e com outros transtornos invisíveis. O atendimento e acolhimento nas unidades são realizados a partir de normas definidas em um plano político e pedagógico, e em conformidade com as diretrizes e leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes, destaca a importância do cuidado sempre atento dos cuidadores, lembrando que crianças acolhidas em abrigos estão sob a responsabilidade do Estado. “O que pudermos fazer para melhorar, sempre e mais, o atendimento, o acolhimento integral de nossas crianças, devemos realizar, diariamente, com atenção, carinho, empatia, amor e respeito às individualidades e necessidades de cada um”, ressaltou, ao recepcionar os cuidadores.

“Nosso objetivo com os cursos de capacitação continuada é treinar e capacitar, regularmente, os profissionais dos abrigos, para que todos conheçam as características e atribuições de cada unidade, mas sobretudo, que saibam lidar, atender, compreender e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, de forma integral e permanente”, acrescenta a orientadora da Célula de Alta Complexidade da SPS, Maryanne Nobre Luz.

O promotor da Infância e da Juventude, do Ministério Público do Ceará, Luciano Tonet, falou sobre a responsabilização civil e penal dos cuidadores de acolhimentos institucionais. “Além da responsabilidade civil e penal, dos direitos, deveres e obrigações, a que todos devem atentar, os cuidadores devem conhecer também suas atribuições de cuidar e auxiliar no desempenho, tratando todos com dignidade, respeito e atenção”, orientou.