SPS capacita assistentes sociais para atender povos de comunidades tradicionais do Ceará

28 de julho de 2023 - 10:47 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Arquivo/SPS

As capacitações serão realizadas no auditório da SPS e serão divididas entre palestras, debates, visita de campo e planejamentos

Para promover e facilitar o acesso dos povos e comunidades tradicionais ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a Secretaria da Proteção Social (SPS) capacita, a partir da próxima semana, entre os dias 31 de julho até 04 de agosto, 50 profissionais de equipes das coordenadorias da Gestão do SUAS, da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial, responsáveis pelo assessoramento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais e dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) municipais e regionais.

A qualificação tem como tema central “Trabalho Social com Famílias de Povos e Comunidades Tradicionais na Política de Assistência Social”. A abertura das atividades contará com as presenças da titular da SPS, Onélia Santana; do secretário executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes; da secretária da Igualdade Racial,  Zelma Madeira; e da secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves, a Cacica Irê, além  de representantes dos povos de terreiro, indígenas, quilombolas e ciganos.

“Esta capacitação visa garantir que grupos mais vulneráveis e que já foram durante tanto tempo invisibilizados tenham acesso pleno à política da Assistência Social. Estamos implementando ações de caráter preventivo e protetivo para os povos e comunidades tradicionais do nosso Ceará”, destaca a secretária Onélia Santana. A gestora ainda lembra que além da capacitação teórica, os profissionais vão fazer uma imersão em comunidades tradicionais para conhecerem de perto as necessidades e anseios dos povos tradicionais, além de sensibilizá-los para inserir estes conhecimentos em seus roteiros de assessoramento.

Na próxima quinta-feira (03), serão realizadas duas visitas a comunidades tradicionais. Pela manhã, os profissionais vão conhecer a comunidade da Lagoa Encantada, do povo Jenipapo-Kanindé, que fica situada no município de Aquiraz. À tarde, a visita será no Quilombo do Alto Alegre, em Horizonte.

A secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, pontua que é muito importante e relevante essa formação junto aos profissionais da SPS, dentre assistentes sociais, psicólogos e outras categorias, que vão trabalhar com um tema que é essencial  para toda e qualquer política que esteja dentro do sistema de Proteção Social.

“A Política da Assistência Social precisa alcançar os povos de comunidades tradicionais como indígenas, povos de terreiro, quilombolas e ciganos, que agregam opressões seccionadas de gênero, raça e classe. São os grupos que estão em maior vulnerabilidade, que registram o maior índice de insegurança alimentar, extrema pobreza e que precisam, desde a sua entrada no SUAS, receber um acolhimento digno, de modo que tenham seus costumes e sua cultura reconhecidos e respeitados”, ressalta Zelma Madeira, ao reiterar, ainda, que “essa capacitação é uma forma de garantirmos justiça racial, um modelo de desenvolvimento social e econômico sustentável, por isso parabenizo a SPS por promover esse seminário e nos convidar para pensarmos juntos e construirmos essa formação”, conclui a secretária.

Quem são os povos e comunidades tradicionais?

No Ceará, segundo levantamento da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), há cerca de 73 comunidades quilombolas em 20 municípios cearenses. Os quilombolas são povos remanescentes de pessoas que foram escravizadas neste território e que existem e resistem com sua cultura e seus costumes no território cearense.

De acordo com o Inventário dos Povos de Terreiro, realizado pela Associação Afro-Brasileira de Cultura (Alagba), o Ceará possui cerca de 494 casas de terreiro catalogadas em 57 municípios. Por suas singularidades, os grupos e populações tradicionais são classificados em relação ao ambiente, ao meio rural, às situações conjunturais e à origem étnica. Há também 20 povos indígenas no Ceará,  divididos entre áreas rurais e urbanas e que preservam, até hoje, sua forma de organização política, seus saberes e visões de mundo.

Já os povos ciganos no Brasil são compostos por vários grupos étnicos como os Rom, os Sinti e os Calon. Eles possuem dialetos, tradições e costumes próprios. O Instituto Cigano do Brasil, que possui entidade representativa no Ceará, reconhece a presença de povos ciganos em 60 municípios do nosso Estado, com o povo Calon em maioria. Muitos estão voltados a atividades itinerantes tradicionais da cultura cigana, porém nem toda pessoa de etnia cigana é nômade, inclusive muitos têm residência fixa, variando desde casas sofisticadas a tendas, acampamentos e casas de pau a pique.

Programação:

1° Dia – 31/07

8h –  Abertura da capacitação com a participação das autoridades:

Onélia Santana, Secretária da Proteção Social; Paulo Guedes, Secretário Executivo da Proteção Social; Juliana Alves (Cacica Irê), Secretária dos Povos Indígenas; e Zelma Madeira, Secretária da Igualdade Racial.

9h –  Apresentação do projeto de Assessoria ao Trabalho Social com Famílias de Povos e Comunidades Tradicionais na Política de Assistência Social.

9h20 – Apresentação da programação de capacitação, com Messias Douglas e Silvana Matos

9h40 – Palestra: A relação dos povos indígenas com a Política de Assistência Social

11h – Debate

13h30 – Palestra: Os Povos de Terreiro na realidade do Ceará

2º Dia – 01/08

08h  –  Abertura

08h30 – Palestra: A Trajetória dos Povos Ciganos do Ceará

11h – Debate

13h30 – Palestra: O que os remanescentes de quilombolas esperam da política de assistência social no Ceará?

3° Dia – 02/08

9h – Estudo em grupo

13h30 –  Debate do estudo, socialização de conhecimento em grupo

4° Dia – 03/08