Umirim recebe o 121° Centro de Educação Infantil do Estado

2 de agosto de 2023 - 22:31 # # # #

O 121º Centro de Educação Infantil (CEI)  construído pelo Governo do Estado foi entregue, nesta terça-feira, à população do município de Umirim. A inauguração do equipamento foi realizada com a presença da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; e do prefeito Felipe Uchôa, em meio à comunidade e dezenas de crianças.

Onélia Santana falou do significado de um Centro de Educação Infantil à educação, equidade e socialização da garotada e dos adolescentes. “Este é o 122º equipamento que entregamos em benefício da população que mais precisa, no Ceará, e que muito contribuirá para o desenvolvimento das crianças de Umirim. Nossas crianças precisam de afeto, carinho e atenção, e tudo isso elas terão aqui, além de educação integral e de qualidade, com apoio dos professores, cuidadores, merendeiras, para que ajudem a crescer com saúde e a se desenvolver de forma integral”, destacou.

A secretária agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas, da gestão municipal de Umirim, e de parlamentares cearenses na evolução do Programa Mais Infância Ceará, que vem viabilizando a entrega de centenas de equipamentos sociais às famílias mais necessitadas do Estado. E lembrou: “Hoje, iniciamos também a entrega de mais de 210 mil Vales Gás, para ajudar na alimentação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou.

O prefeito Felipe Uchôa manifestou a gratidão da cidade com a instalação do novo CEI. “Hoje é um dia de muita alegria para os umirienses. Esse equipamento é muito importante, porque vai fortalecer a educação infantil no município”, declarou ao agradecer a determinação e o apoio do governador Elmano de Freitas, da secretária Onélia Santana, e da equipe da SPS engajada na construção do novo equipamento.

Moradoras de Umirim, Samila Raquel Alves, e a filha, Ana Clarice Andrade Alves, 3 anos, chegaram cedo para conhecer o novo equipamento. A mãe destacou a satisfação e alegria em ter um CEI na cidade. “É muito bom, muito importante o nosso município ter um equipamento desse. Novo, bonito, bem equipado, com salas de aulas e parquinho para nossas crianças. Chegou em boa hora”, afirmou.

Instalado no bairro dos Trabalhadores, o CEI Isabel Sales Sindeaux vai atender 200 crianças, diariamente, possibilitando maior acesso e permanência em uma instituição própria da Educação Infantil. O CEI de Umirim é o 32º construído pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), e o nono inaugurado, em 2023. Na nova unidade, foram investidos R$1.121.929,88, pelo Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O espaço dispõe de área de coordenação, duas salas de aula e parque infantil. Outros 23 CEIs serão entregues pela SPS, no Estado, por meio do Proares III.