Em sete anos, 773 mil atendimentos foram realizados no Ceará, somente por meio da Central Fácil

12 de janeiro de 2011 - 03:00

Implantada com a finalidade de favorecer um processo rápido e simplificado para a criação e registro de micro e pequenas empresas, a Central Fácil, unidade coordenada pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), possibilitou a criação de 7.200 novas empresas no Ceará em 2010. Esse número é 40% superior às 5.131 abertas em 2009. No ano passado, as unidades de Fortaleza e de Juazeiro do Norte realizaram 149.800 novos atendimentos, totalizando 773.111 novos registros em sete anos. Em 2009, foram atendidos 137 mil empresários.

As 7.200 novas empresas criadas por meio da Central Fácil representam 38,5% de todas as empresas criadas no Ceará, o que confirma o compromisso do governo do Estado em estimular o empreendedorismo e, consequentemente, a criação e formalização de novas empresas. Atualmente, a Central Fácil leva o máximo de 3 dias para registro total de uma nova empresa, podendo em alguns casos ser realizado em apenas um dia. Na última sexta-feira, 10 empresas foram formalizadas no mesmo dia.

A Central Fácil é um projeto do Governo do Estado, coordenado pela STDS e desenvolvido em parceria com o Sebrae/CE. A unidade reúne em um só local todas as instituições necessárias para a legalização de novos empreendimentos. Desse modo, diminui consideravelmente os dias úteis do processo, reduzindo também os custos para o empreendedor. O ambiente consiste na realização de um atendimento personalizado e integrado, possibilitando o registro empresarial, treinamentos gerenciais, consultorias preventivas e corretivas, sendo realizados de forma gratuita juntamente com parceiros.

São instituições parceiras: o Sebrae-CE, Junta Comercial, Conselho Regional de Contabilidade, SESCAP/CE, SINE/CE, IDT, Secretaria da Fazenda, Prefeitura Municipal, Bradesco, dentre outras.

Indicadores de Desempenho Central Fácil

149.800 atendimentos em 2010;

773.111 atendimentos realizados em sete anos;

7.200 empresas abertas em 2010, número 40% maior do que as 5.131 registradas em 2009.

Esse número representa 38,5% de todas as empresas criadas no CE em 2010.

29.775 empresas foram legalizadas

13.508 empreendedores foram capacitados