STDS aproxima jovens em conflito com a lei e seus familiares

23 de janeiro de 2012 - 18:23

 

Ao todo, 60 mães de 29 municípios participam juntamente com os jovens de cursos de profissionalização para ampliar a renda familiar

 

Investir na capacitação profissional e cidadã de jovens é um dos trabalhos realizados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Nesse sentido, o Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), unidade de medidas socioeducativas coordenada pela STDS, realizou nesta quarta-feira, 25, o lançamento do projeto “Encurtando Distâncias”, com o objetivo de fortalecer a renda familiar e ampliar os vínculos afetivos entre os adolescentes e seus familiares, residentes no interior do Estado.

 

Essa aproximação ajuda na recuperação dos jovens, pois eles se sentem mais amados, mais atendidos pela família”, defende a psicóloga Marta Regueira, coordenadora do projeto. Além da socialização, explica são realizadas rodas de conversas com todos os familiares orientando sobre a importância desse convívio, sobre a importância dos jovens serem bem recebidos em seus lares, quando deixarem os abrigos”, afirmou Marta.

 

O projeto promove também a realização de oficinas de artesanato, tecelagem, vassouraria e customização, para mãe e filho, além da realização de uma palestra sobre dependência química. As oficinas visam não só a reinserção social dos internos, mas a preparação de seus familiares para o retorno desses jovens ao lar. Os cursos, segundo a psicóloga Marta Regueira, ajudam a melhorar a auto-estima de quem participa e possibilitam a cada um o aprendizado de um ofício, melhorando assim a situação econômica da família.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br“>imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline