Economia Solidária Integra Resolução da OIT

9 de junho de 2014 - 19:32

 

Data: 9 e 10 de junho (segunda e terça-feiras)

Horário: 8 às 17 horas

Local: Fetraece – Av. Visconde do Rio Branco, 2.198, José Bonifácio

 

“A Economia Solidária será incluída em uma resolução da OIT (Organização Internacional do Trabalho). A propositura foi encaminhada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil, por meio do ministro Manoel Dias, que esteve na última reunião da OIT, em Genebra, na Suíça, na semana passada”, anunciou o Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Roberto Marinho, durante solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Economia Solidária, na manhã desta segunda-feira, 9. O evento, que transcorre até amanhã, terça-feira, 10, em Fortaleza, foi aberto pelo titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino.

 

Segundo Marinho, outros três avanços na Política de Economia Solidária, agora sob o “guarda-chuva” do MTE, também devem ser comemorados. Ele citou os decretos assinados pela Presidente da República, Dilma Rousseff, que tratam das políticas nacionais de Participação Social; da Educação Popular e da descriminalização das organizações da sociedade civil, que passarão a ter tratamento diferenciado na construção das políticas sociais. “Esses são avanços históricos, que temos de fato que comemorar”, destacou Josbertini, ressaltando a importância e o direito da participação popular na construção das políticas nacionais de economia solidária e social do País.

 

Projetos em escala

“Só daremos escala (dimensão) às políticas públicas com sistemas e projetos nacionais”, defendeu o secretário da STDS, destacando o Sistema Único de Trabalho Decente, como mais um avanço que deve ser perseguido e resguardado por todos, no sentido de promoção do trabalhador e de uma sociedade mais justa e igualitária. “Precisamos ser os protagonistas daquilo que pensamos sobre a economia solidária e o trabalho decente”, conclamou o superintende Regional do Trabalho e Emprego (SRT-CE), Francisco Ibiapina”, para os participantes da III Conferência, no auditório da Fetraece.

 

Presente à conferência, Carlos Eduardo Arns, Integrante do Conselho Nacional de Economia Solidária, apontou avanços e desafios e destacou o momento estratégico porque passa a economia solidária no País. “Esse é um momento de reflexão e de planejamento estratégico da economia solidária”, frisou Arns. Ele alertou, no entanto, para a fragilidade do plano em muitos municípios brasileiros, onde o conceito de economia solidária ainda precisa avançar. “Esse é o maior desafio. Dar base ao Plano Nacional e para isso precisamos traçar as diretrizes para os planos estaduais”, acrescentou. “Juntos seremos mais fortes”, alertou Ana Lurdes Andrade.

 

Com o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária”, a III Conferência Estadual prossegue até amanhã, com apresentações da Incubadora Universitária de Empreendimentos Solidários da UVA (IEES), da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários da UFCA (ITEPS) e da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Unilab (Intersol). Além da Senaes, são parceiros da STDS a SRTE, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades), o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), REDE e PAJU. A conferência nacional vai transcorrer de 26 a 29 de novembro, em Brasília.

 

O que é Economia Solidária?

A economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Este conjunto de atividades econômicas organizadas sob a forma de autogestão vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

 

*Mais informações: Amanaci Diógenes (Coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária) – 3101.1627 / 1625

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline