345 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas participam do Encceja no Ceará
28 de julho de 2014 - 20:27
O exame é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada a pessoas em privação de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para nível de conclusão do Ensino Fundamental
Novas portas se abrem para jovens internos dos centros de medidas socioeducativas, coordenados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) destinado a pessoas privadas de liberdade será realizado nesta terça-feira, 29 de julho, do qual participarão 345 adolescentes de 11 Centros Educacionais, sendo oito da capital e outros três do interior do Estado.
Os jovens participaram de aulas específicas de acordo com o modelo interdisciplinar da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), aplicado nas unidades de medidas socioeducativas. O corpo docente criou estratégias para desenvolver as habilidades educacionais e culturais dos jovens. O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de tema para Redação. Os certificados serão conferidos aos jovens que atingirem o mínimo de 100 pontos por prova/área de conhecimento.
Promovido pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada a pessoas em privação de liberdade, com no mínimo 15 anos completos, na data de realização do exame, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para nível de conclusão do Ensino Fundamental. De acordo com o Inep, os resultados do Encceja podem ser utilizados para fins de certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9987.0400 / 8878.8510
Fone: 3101.2089/2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline