STDS promove seminário sobre violência contra o idoso e a mulher

19 de novembro de 2014 - 14:50

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Promotoria de Justiça do Idoso e Promotoria de Justiça da Mulher, promoveu, nesta quinta-feira, 20, o Seminário Estadual Sobre Violência contra o Idoso e a Mulher, no Romanos Hoteis. O seminário buscou capacitar e sensibilizar profissionais de assistência social e demais profissionais a prestarem um serviço digno que atinja os anseios dos idosos e das mulheres vítimas de violência doméstica que procuram as políticas públicas e a rede de atendimento socioassistencial.

O evento contou com a presença da secretária adjunta da pasta, Ana Cruz, do promotor de justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, representante da Promotoria do Idoso, apresentando a conferência “Os Direitos da Pessoa Idosa e o Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no Ceará”, e da procuradora de justiça Antônia Elsuérdia Silva de Andrade, coordenadora da Promotoria da Mulher, palestrando o tema “A Lei Maria da Penha e as Ações da Promotoria da Mulher”.

Luta contra a violência

A violência doméstica não têm distinção de cor, classe social ou de idade. Atinge não só as mulheres, mas sua família e os próprios agressores. É uma das formas mais brutais de violação dos direitos humanos de mulheres e meninas, uma vez que abstém os seus direitos de desfrutar das liberdades fundamentais, afetando a sua dignidade e auto-estima.

A luta contra a violência à pessoa idosa, de acordo com o Estatuto do Idoso, é um dever da família, dos órgãos públicos e da sociedade, pois só assim os serão assegurados o direito à vida, à saúde, à alimentação, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A STDS, por sua vez, realiza acompanhamento, assessoramento aos municípios com Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde os mesmos ofertam serviços especializados à família e aos indivíduos com seus direitos violados, seja por meio de violência física, sexual ou psicológica.

Mais informações: Heurenice Moura de Souza, coordenadora da Célula de Média Complexidade – 9941.0588 – 8831. 5136

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline