Práticas de educação para o mundo do trabalho de jovens que cumprem medidas socioeducativas

10 de dezembro de 2014 - 12:33

 

O Governo do Estado do Ceará, por meio das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e da Educação (Seduc) e a Fundação Roberto Marinho apresentaram resultados de programa pioneiro de educação para o mundo do trabalho com jovens em conflito com a lei.

Jovens e educadores falaram sobre vivência no Qualifica Socioeducativo em Seminário no Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE)

 

Preparar jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas para o mundo do trabalho, estimular o protagonismo juvenil e a cultura de paz. Com esses objetivos, o Governo do Estado do Ceará, por meio das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e da Educação (Seduc) e a Fundação Roberto Marinho implementaram o programa pioneiro Qualifica Socioeducativo nos sistemas provisório, de semiliberdade e internação na região metropolitana de Fortaleza.

 

Ao todo, 700 jovens participaram do projeto, que teve início em agosto de 2014, em oito unidades da capital: Centros Educacionais Aldaci Barbosa Mota, Mártir Francisca, São Miguel, Passaré, São Francisco, Dom Bosco, Patativa do Assaré e Cardeal Aloísio Lorscheider.

 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, foi escolhido para reunir 16 jovens que participam do projeto e especialistas no tema “juventude em situação de vulnerabilidade social e mundo do trabalho”. Durante o Seminário, os presentes vão refletir e debater questões como protagonismo juvenil, fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento de valores e habilidades condizentes com o mundo do trabalho.

 

Inserção

“O Qualifica Socioeducativo realiza um programa educativo que apoia estes jovens por meio do aumento das possibilidades de inserção no mundo do trabalho e da promoção da cultura de paz”, esclarece Aparecida Lacerda, gerente geral de educação profissional da Fundação Roberto Marinho. “Ao propor uma metodologia que tem o jovem como centro e o educador como mediador do processo de aprendizado, estimulamos o protagonismo juvenil, desenvolvemos a autoestima e a promoção dos direitos humanos”, conclui.

 

“O Qualifica é um projeto pioneiro no País, que nos permite fortalecer a capacitação desses jovens no Estado e promover-lhes a inserção no mercado do trabalho, tão logo cumpram as medidas socioeducativas”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino. “Esses jovens logo, logo estarão com direitos iguais de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, restabelecidos, e portanto, precisam estar aptos, prontos para participar do processo de desenvolvimento porque passa o Ceará”, defende o secretário.

 

 

“A oportunidade que o Qualifica Socioeducativo assegura aos jovens que cumprem medidas socioeducativas é a de contribuir com o desenvolvimento de habilidades necessárias a sua formação para o mundo do trabalho e elevação de sua escolaridade”, destaca o secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda. “Os Núcleos de Aprendizagem que estruturam o Qualifica Socioeducativo atendem às características desse público e respondem a uma demanda premente de dar significado e sentido a sua permanência nesses Centros”, explica o gestor.

 

 

O projeto

O Qualifica Socioeducativo é estruturado em três ciclos de aprendizagem, que se adaptam à progressão das medidas socioeducativas: “Mundo do trabalho”, “Qualifica” e “Cooperar”. O objetivo é apresentar aos jovens conceitos sobre as principais competências, saberes, habilidades e atitudes para lidar com os desafios do mundo do trabalho.

 

O “Mundo do Trabalho” apresenta aos jovens temas como direitos humanos e sociais, autonomia, ética e inclusão. Já no “Qualifica” são desenvolvidos conteúdos na área do conhecimento do turismo, enquanto no “Cooperar” os temas em foco são empreendedorismo e cooperativismo. O ciclo “Cooperar” é oferecido tanto para o jovem quanto para sua família, com o objetivo de estreitar os laços afetivos e ampliar as chances de acesso do mundo do trabalho, por meio do estímulo às iniciativas de geração de renda complementar.

 

O Qualifica Socioeducativo reúne ainda oficinas de linguagens, que privilegiam o uso da matemática e do português no cotidiano, atividades artísticas, lúdico-criativas e ações que contemplam valores humanos e respeito à diversidade. Sua metodologia contempla características do contexto, como por exemplo, permitir o aprendizado em um ambiente de alta rotatividade.

 

Implementação

O Qualifica Socioeducativo é uma forma de implementação do Programa Qualifica Educação Profissional, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, adaptado à realidade do Sistema Socioeducativo, especialmente do Ceará. Pela parceria com a SEDUC e STDS, a Fundação Roberto Marinho realizou, desde agosto deste ano, três formações de educadores, a partir das diretrizes e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), e acompanhou a implementação pedagógica do projeto.

 

 

Seminário

Dezesseis jovens e educadores que participaram do Qualifica Socioeducativo compartilharam suas impressões sobre o projeto, falaram sobre protagonismo juvenil e expuseram suas produções pedagógicas e artísticas em um Seminário, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE). O evento, que reuniu especialistas no tema, incluiu ainda debates sobre educação e mundo do trabalho nas medidas socioeducativas, práticas pedagógicas, pluralidade e diversidade.

 

Cenário

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) coordena 15 centros de ressocialização de adolescentes em conflitos com a lei, sendo 9 (nove) na capital e 6 (seis) no interior do Estado, onde atende 1.080 jovens, com idades de 13 a 21 anos. Juntos, os 15 centros disponibilizam 680 vagas, sendo 500 vagas na capital e 180 no interior, nos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Iguatu.

 

 

Assessoria de Imprensa

Fundação Roberto Marinho

Adriana Martins – adriana@frm.org.br – (21) 3232.8864
Luciana Gondim –
luciana.gondim@frm.com.br – (21) 3232.8921

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio

Cel: (85) 8878.8510

Fone: (85) 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline