STDS/Ceart expõe o legítimo artesanato cearense em Juazeiro do Norte neste fim de semana

5 de fevereiro de 2015 - 12:49

Data: 6 e 7 de fevereiro, sexta-feira e sábado próximos

Hora: de 17h às 22h

Local: Praça Padre Cícero de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri.

 

Que tal apreciar produtos do legítimo artesanato cearense? Cerca de 150 expositores representantes de entidades artesanais das oito macrorregiões do Estado comercializarão seus trabalhos nos dias 6 e 7 de fevereiro, na 51ª Feira de Artesanato da Ceart (Feirart), que será realizada na Praça Padre Cícero de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri.

 

Cerca de 80 municípios do Estado estarão representados na feira, que também contará com shows artísticos e oficinas de artesanato gratuitas na programação. A população terá chance de ter acesso a um dos artesanatos mais ricos do Brasil. Produtos feitos com areia colorida, argila, madeira, fibra vegetal, couro, papel, fios e tecidos serão expostos e comercializados na Feirart. O Ceará reúne cerca de 100 mil artesãos, dos quais 42 mil estão cadastrados na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Ceart.

 

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, visitará a feira em Juazeiro. “Quero convidar a todos os cearenses para, assim como eu, conferir o legítimo artesanato cearense na Feirart. Reforço ainda meu apoio às ações que fortaleçam o nosso artesanato”, ressaltou. O artesanato é um dos segmentos com maior potencialidade e contribuição na geração de trabalho e renda no Estado. A atividade garante o sustento de milhares de pessoas.

 

“A Feirart é mais uma oportunidade do encontro do artesão com o consumidor final. É a chance do artesão de ter um retorno do que as pessoas acham dos seus produtos. Além da oportunidade de encomendas”, pontuou a primeira-dama. A Feirart, que acontece nos dois dias, de 17h às 22h, com a cerimônia de abertura prevista para 18h30, é promovida pelo Governo do Estado, através do Gabinete da Primeira-Dama do Estado e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

 

ARTESANATO NO CARIRI

A região reúne 6 mil artesãos, distribuídos em 29 municípios, sendo 3.500 formalizados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Ceart.

 

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

  • Fio e tecido nas técnicas de bordado, renda;

  • fibras vegetais de palha de milho, cisal, taboa e banana;

  • Esculturas em madeira do imaginário popular,

  • imagens de santos;

Lapidação de pedras semipreciosas;

Peças em papel, borracha e argila;

Couro (Mestre Espedito Seleiro)

 

PRINCIPAIS ENTIDADES

– Associação dos Artesãos do Padre Cícero (Mestre Noza)

– Associação Mãe das Dores

– GENIPOART

– ARTEÇUL

– Associação dos Artesãos de Campos Sales

 

 

AssessoriadeComunicaçãoSocial

Gabinete da Primeira Dama

Jornalistaresponsável: Déborah Vanessa

 

 

Assessoria de Comunicação Social

SecretariadoTrabalhoeDesenvolvimentoSocial-STDS

Jornalistaresponsável:CarlosEugênioSaraiva

Fone:3101.2089/2099

E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter:www.twitter.com/stdsonline