Josbertini é eleito vice-presidente do Fonset

13 de março de 2015 - 16:56

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, foi eleito ontem, em Brasília, Vice Presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Trabalho – FONSET, em reconhecimento ao trabalho que vem desenvolvendo em prol do Trabalho Decente, bandeira que vem defendendo no Ceará e no País, como forma de assegurar condições de renda e empregos dignos e de melhor qualidade para os cearenses. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades de trabalho, emprego e renda para nossa população”, declara o secretário, ao anunciar a formação de uma agenda do Trabalho Decente, no Estado.

 

Nesse sentido, ele reuniu-se na semana passada com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que vieram a Fortaleza tratar dos caminhos para formatação da nova agenda. Na oportunidade, foram definidas as prioridades dessa agenda que devem ter em pauta: a erradicação do trabalho escravo e infantil, a promoção de empregos mais produtivos e de qualidade e a consequente melhoria da renda; e o fortalecimento do diálogo tripartite, entre empregadores, empregados e governo, incluindo as associações de classes, centrais e sindicatos de trabalhadores em várias áreas etc.

 

Agenda integrada

“Tudo isso (a agenda) deve ser visto de forma integrada”, explicou na reunião, o oficial do Programa de Combate ao Trabalho Escravo da OIT, Antônio Carlos de Mello Rosa, para quem a mobilização dos atores e o compartilhamento das ações, – cuja articulação já começou a ser feita por Josbertini Clementino – é um passo essencial no processo de formatação da agenda no Estado. No Brasil, apenas os Estados da Bahia e Mato Grosso e alguns municípios da região do ABC paulista já realizam iniciativa semelhante.

 

Conforme explica o secretário, os próximos passos serão a realização de um diagnóstico da estrutura trabalhista e das condições de trabalho no Estado, a criação de grupo gestor e a formalização de um memorando de entendimentos entre os diversos atores, entidades e órgãos dos governos Federal, Estadual e municipal envolvidos. Outras ações previstas são a reativação e fortalecimento dos conselhos estaduais e municipais do trabalho no Ceará.

 

 

AssessoriadeComunicaçãoSocial

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalistaresponsável:CarlosEugênioSaraiva

Fone:3101.2089/2099

E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter:www.twitter.com/stdsonline