STDS lança o Centro de Políticas Públicas à Juventude

16 de abril de 2015 - 15:21

 

“Esse espaço é o pulmão da STDS, do governo do Estado, para qualificação profissional da juventude”. A observação é do titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, ao lançar na manhã desta quinta-feira, 16, o Centro de Politicas Públicas à Juventude (CPPJ). Mais do que um espaço físico, o CPPJ constitui-se em um novo modelo de governança e de integração dos projetos de capacitação profissional e de inserção dos jovens no mercado de trabalho, desenvolvidos pela Pasta.

 

O novo centro vai reunir e integrar as atividades de oito projetos sociais que, mesmo com operacionalizações próprias, convergirão para a busca de resultados comuns de socialização da juventude e de atenção às famílias carentes da capital e do interior. Nesse sentido, serão integradas as ações e a política de gestão dos projetos Primeiro Passo, Criando Oportunidades, Transformando Vidas, Juventude Empreendedora (Juvemp), Garantindo Acessibilidade, Economia Solidária, os Centros de Integração Tecnológico e Social (CITS) e o Empreendedor Juvenil.

 

Integração institucional

Conforme explicou o secretário, a proposta do CCPJ é, a partir das ações de capacitação profissional, associadas às medidas de assistência social desenvolvidas pela STDS, promover maior interação e articulação com as comunidades da periferia de Fortaleza e do interior, a começar por áreas pré-definidas de maior vulnerabilidade social e insegurança.

 

 

O foco é promover a capacitação profissional, mas também enfrentar as desigualdades sociais, cooperando para a melhoria da qualidade de vida das camadas mais carentes da população e, consequentemente, com a nova política de segurança pública do Estado.

 

 

”Só faz sentido o nosso trabalho se ele melhorar a vida das pessoas mais carentes”, advertiu Josbertini Clementino, ao convocar o grupo que opera os oito projetos a se engajar no novo modelo de gestão e de promoção da política de trabalho e renda da STDS e do governo do Estado. Conforme disse, os trabalhos serão monitorados regularmente e os resultados mensurados anualmente, como forma de se conferir a resolutividade das novas políticas públicas empreendidas. “Nosso objetivo é aferir e melhorar os impactos das ações da STDS na comunidade”, destacou o secretário.

 

Serviço

O Centro de Políticas Públicas à Juventude (CPPJ) está localizado na rua José Vilar, 420, Meireles. Telefones: (85) 3101.1559 e 3101.1647.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline