Primeiro Passo capacita adultos e egressos do sistema prisional

26 de agosto de 2015 - 18:13

Data: 27 de agosto (quinta-feira)

Horário: 14 horas

Local: Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) – BR 116, km 27, Itaitinga

 

O Primeiro Passo ingressa na maioridade, não em tempo de criação (tem apenas oito anos), mas na expansão de suas atividades. Além de capacitar jovens, o projeto vai agora profissionalizar adultos, internos e egressos das unidades penitenciárias do Estado. Os titulares das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento (STDS) e da Justiça e Cidadania (Sejus), respectivamente, Josbertini Clementino e Hélio Leitão, participam nesta quinta-feira, 27, às 14h, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), da aula inaugural do Primeiro Passo no Sistema Penitenciário.

 

O projeto capacitará um total de 200 pessoas em cinco unidades prisionais, nos cursos de mecânica de motos, manutenção de ar condicionado e auxiliar administrativo, contribuindo para o processo de ressocialização de internos e egressos das penitenciárias do Estado. O público alvo são internos que tenham entre 19 e 24 anos e que estejam matriculados no projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Além da CPPL IV, participam do Primeiro Passo a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga; a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba; e o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz. Um grupo de apenados dos regimes aberto e semiaberto também terá aulas na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus.

 

Como funciona o Projeto

O Primeiro Passo tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Em 2015, a meta é capacitar 12.000 jovens em todo o Estado, por meio de quatro linhas de ação.

 

A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 5 meses. São remunerados pelo Governo do Estado.

 

O Jovem Aprendiz qualifica estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os jovens são qualificados em cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, inseridos em empresas privadas. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa. (Lei de Aprendizagem nº 10.097 de 19/12/2000)

 

Na linha de ação Jovem Estagiário, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estágio Remunerado, são contemplados estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado.

 

A linha Empreendedor Juvenil contempla jovens de 18 a 29 anos, que estejam cursando ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A qualificação priorizará o empreendedorismo e viabilizará o encaminhamento dos alunos a instituições de microcrédito, além de oferecer assistência técnica gerencial aos novos empreendedores. Os cursos acontecerão em parceria com os Telecentros.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 9.8878.8510

E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: http://twitter.com/stdsonline