STDS/IDT vão capacitar mais 900 jovens em 18 municípios cearenses
28 de agosto de 2015 - 16:18
Com DNA cearense, o Juvemp foi premiado pela ABRH-Nacional em São Paulo
Prefeitos e representantes de 18 municípios do interior cearense assinaram, juntamente com o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, nesta sexta-feira, 28 de agosto, os termos de cooperação técnica do projeto Juventude Empreendedora (Juvemp), para capacitação profissional de 900 jovens. O projeto objetiva favorecer o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação pessoal, social e comunitária dos jovens, visando sua integração na comunidade e no mercado de trabalho.
“O Juvemp é projeto muito bom, que inclusive garantiu à STDS e ao Sine-IDT o Prêmio “Ser Humano Oswaldo Checchia”, em São Paulo, onde concorremos com mais de 30 projetos habilitados pela ABRH-Nacional, durante o Congresso Nacional de Recursos Humanos” destacou Josbertini Clementino. Ele destaca que este é um projeto de DNA cearense, criado no Estado para promover a profissionalização de jovens no interior.
“A metodologia do Juvemp foi criada no Ceará. Essa é portanto, mais uma ação – dentre os demais projetos de capacitação de que dispomos – para fazer cumprir a determinação do governador Camilo Santana de levarmos capacitação juvenil aos 184 municípios do Estado e promovermos a interiorização do desenvolvimento”, destacou o secretário. “Desse projeto, já saíram diversos gestores que hoje ocupam cargos importantes em empresas privadas e em órgãos públicos”, acrescentou o presidente do IDT, Gilvan Mendes, ao explicar as características e o potencial de qualificação empreendedora do Juvemp para os presentes à solenidade.
Juvemp
O Juvemp é mais um projeto de capacitação desenvolvido pela STDS para profissionalização da juventude cearense, a exemplos do Primeiro Passo, Criando Oportunidades, Garantindo Acessibilidade, Cits, Evisa, dentre outros. Os municípios contemplados são Acopiara, Antonina do Norte, Aracati, Aratuba, Barbalha, Barro, Baturité, Beberibe, Crato, Fortim, Horizonte, Itaiçaba, Itapiúna, Limoeiro do Norte, Brejo Santo, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Várzea Alegre.
Desde 2006, o Juvemp já contemplou 68 municípios e capacitou 3.400 jovens no Ceara. O projeto tem como público-alvo jovens de 17 a 29 anos, estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio e com família cadastrada no CadÚnico. As inscrições para o projeto poderão ser feitas a partir do dia 1º de setembro nas Secretarias de Ação Social dos 18 municípios contemplados, exceto em Baturité, onde o jovem deve procurar a Associação Comunitária Mondego, para realizar a inscrição no programa.
O projeto Juventude Empreendedora, executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), representa aos jovens uma oportunidade de qualificação profissional, além de proporcioná-los a vivências práticas de intervenção social na sua comunidade e encaminhamento para o mercado de trabalho. O processo de formação social e profissional dos educandos fundamenta-se na aprendizagem teórico-vivencial e totaliza 248 horas/aula.
Mais informações:
Edianny Lima
Coordenadora do Projeto Juventude Empreendedora
3101.1558
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline