STDS promove ato de conscientização sobre a prevenção do Câncer de Mama
16 de outubro de 2015 - 15:34
Foto: Rogério Rodrigues
Comprometida com o movimento internacional Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) promoveu nesta sexta-feira, 16 de outubro, um ato de conscientização para servidoras e colaboradoras da casa. “Durante todo este mês, especialmente, estamos chamando a atenção para uma causa nobre e importante. Hoje, aqui na STDS, temos mais que um momento de integração, este é um momento de informação. Estamos fazendo uma ação importante de caráter preventivo”, reforçou o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante a abertura do evento.
O público foi recepcionado na entrada principal da STDS com programação alusiva ao Outubro Rosa e teve a participação do DJ Gustavo Menescal, do Grupo Musical do ABC Palmeiras e do Circo Escola do Conjunto Palmeiras. A programação contou ainda com palestra do Dr. Adriano Veras, diretor do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.
A importância do diagnóstico precoce
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que quase 60 mil pacientes com a doença foram identificados em 2015, o que representa 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país. A mama é o segundo local do corpo mais atingido pela patologia, no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta pela grande frequência de diagnósticos tardios.
O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, especialmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. Em 2015, a campanha busca fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama recomendadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença.
Serviços
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o acesso a mamografias, um dos principais exames que ajudam no diagnóstico precoce, foi ampliado nos últimos cinco anos com a abertura das policlínicas regionais em 19 regiões de saúde, mantidas pelo Estado e pelos municípios por meio de consórcios públicos.
Em todas as 19 policlínicas há mamografias, o que facilita o acesso das mulheres ao exame nas regiões onde moram. Até agosto de 2015, 81.673 mamografias foram realizadas nas unidades regionais. Em quatro anos de funcionamento, a policlínica regional de Baturité realizou 13.965 exames de mamografias. Em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram registradas 8.572 mamografias em três anos. Já em Sobral, a policlínica regional realizou 4.024 exames e outras 4.012 foram realizados na unidade de Itapipoca.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline