STDS e Cedi realizam a IV Conferência Estadual dos Direitos do Idoso

10 de novembro de 2015 - 16:54

Data: 11 e 12 de novembro
Hora: abertura às 9h desta quarta-feira, dia 11
Local: Hotel Romanos – Rua Padre Pedro de Alencar, 2230, Messejana

    A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza a partir desta quarta-feira, 11 de novembro, a IV Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, cujo tema será “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”. Preside o evento o titular da STDS, Josbertini Clementino. Realizada em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) e com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades), a Conferência segue até quinta-feira, 12, período em que representantes da sociedade civil, dos municípios e do governo Estadual irão dialogar sobre serviços e programas voltados à população idosa.

    Durante dois dias, algumas temáticas serão estudadas e debatidas em grupos, sistematizadas e deliberadas para que gestores, trabalhadores e usuários possam garantir a ampliação dos direitos dos idosos. Ao final do encontro, serão definidas ações para fortalecer a gestão compartilhada e integrada dos entes federados. Haverá, ainda, escolha dos delegados que participarão da IV Conferência Nacional dos Direitos do Idoso.

CEDI
    O governador Camilo Santana sancionou a lei de criação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), vinculado à STDS. O projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa e aprovado pelos parlamentares no dia 20 de agosto passado. O órgão já existia, mediante o decreto 26.963, de 20 de março de 2003, e agora vigora por força de lei estadual, com atribuições mais amplas e nova composição, passando de 24 para 40 integrantes.

População Idosa
    Projeções do Fundo de Populações, das Nações Unidas, indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. O estudo aponta, ainda, que em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.


    Em 2012, 810 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Esse número deve alcançar 1 bilhão em menos de dez anos e mais que duplicar em 2050, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global.


    No Brasil, segundo o IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas. Já no Ceará, cuja população é de 8,4 milhões de habitantes, a população idosa corresponde a 10,79% desse total, sendo 4,81% de homens e 5,95% de mulheres.

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089/2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline