STDS capacita jovens dos Centros Socioeducativos
13 de novembro de 2015 - 13:01
Nesta sexta-feira, 13 de novembro, jovens do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca recebem certificados do curso de Mecânica de Motos
Data: 13 de novembro (sexta-feira)
Hora: 14 horas
Local: Centro de Semiliberdade Mártir Francisca – Rua Euclides Onofre de Sousa (esquina com a Rua Firmo Cardoso), 1550, Sapiranga
Promover a ressocialização de jovens em conflitos com a lei por meio da qualificação profissional e do engajamento da juventude em atividades produtivas é um dos focos principais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Nesta sexta-feira, 13 de novembro, 15 jovens que cumprem medida socioeducativa no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca receberão os certificados de conclusão do curso de Mecânica de Motos, atividade do projeto Transformando Vidas em parceria com o Primeiro Passo.
“O nosso objetivo é qualificar os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas para que, ao deixarem os centros educacionais, tenham condições de se estabelecer no mercado de trabalho, em uma ocupação digna, quem sabe até desenvolvendo seu lado empreendedor e montando o próprio negócio”, declarou o titular da STDS, Josbertini Clementino.
Em 2015, em parceria com o Primeiro Passo, o Transformando Vidas ofertou cursos de Mecânica de Moto, Música, Cabeleireiro Inicial e Bombeiro Hidráulico, que beneficiaram 90 adolescentes. Já a parceria com o projeto Criando Oportunidades rendeu a outros 300 jovens dos centros socioeducativos, cursos de iniciação profissional de Jardinagem, Produção de Embalagens, Pintura e Textura de Paredes e Doces e Salgados. Os projetos fazem parte da política de geração de emprego e renda do governo do Estado e ampliam as oportunidades de inserção de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho.
Projeto Transformando Vidas
O projeto Transformando Vidas atende jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas por meio de políticas de capacitação e ações comunitárias, prevenindo a reincidência de egressos e aumentando as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. Encaminha jovens para cursos profissionalizantes e acompanha seu desempenho de forma sistemática, através de atendimentos individuais psicológicos, pedagógicos e sociais e visitas domiciliares. Além disso, oferece oficinas temáticas aos jovens e suas famílias, monitoramento escolar e encaminhamento para tratamento de dependência química.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Celular: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline