STDS realiza capacitação para 50 técnicos do Cras

23 de novembro de 2015 - 15:00

 

 

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) deu início a capacitação de mais 50 técnicos das equipes de referência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de 18 municípios integrantes do Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR).

 

A capacitação irá orientar os educadores e técnicos dos Cras a prestarem acompanhamento e monitoramento de famílias que se encontram em extrema pobreza, incluindo as que pertencem a grupos vulnerabilizados, com crianças em idade inferior a sete anos.As equipes participantes representam os municípios de Amontada, Araripe,Boa Viagem,Choró, Granja, Ipueiras, Irauçuba, Itapiúna, Itarema,Itatira,Mucambo, Novo Oriente, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Tamboril,Viçosa do Ceará.

 

O conteúdo programático desta etapa aborda os temas: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de até seis anos; Matricialidade Sociofamiliar; Desenvolvimento da Criança; O Brincar, Brincadeiras e Jogos; Linguagem; Inclusão e Diversidade e Intercâmbio de Experiências Municipais. A capacitação será concluída no dia 27 de novembro, totalizando 40 horas/aula.

 

PforR

O Programa para Resultados Ceará (PforR) constitui-se em uma operação de crédito com o Banco Mundial, contratada pelo governo do Ceará para garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, programados no PPA 2012-2015 de forma a promover o crescimento econômico, privilegiando a inclusão social e as políticas ambientalmente sustentáveis, através dos eixos de capacitação profissional, assistência à família, qualidade da água e gestão por resultado.

 

A STDS insere-se no PforR no eixo assistência à família executado nos CRAS, em função do público-alvo desse eixo ser constituído por famílias que se encontram em extrema pobreza, incluindo as que pertencem a grupos vulnerabilizados. A atuação do PforR será referente ao fortalecimento das ações que são desenvolvidas com as famílias através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 5 anos, tendo como foco a necessidade de capacitação das equipes de referência dos CRAS responsáveis pelo serviço, bem como o acompanhamento e monitoramento das famílias atendidas pelo mesmo.

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS
Jornalistaresponsável:CarlosEugênioSaraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone:3101.2089/2099
E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter:www.twitter.com/stdsonline