STDS e ATN aprovam 313 planos de negócios de Empreendedores Juvenis

27 de novembro de 2015 - 12:38

O curso de empreendedorismo da linha de ação Empreendedor Juvenil, ofertado pelo projeto Primeiro Passo, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), está concluindo sua primeira fase com a aprovação de 313 planos de negócios produzidos por jovens durante a capacitação. “Inicialmente, o projeto iria aprovar 250 planos de negócios, mas tanto a capacitação quanto os educandos foram tão produtivos que decidimos estender a meta”, explica Robertha Arrais, coordenadora do projeto Primeiro Passo.

 

Os planos de negócios aprovados pela executora Associação de Telecentros de Informação e Negócios (ATN) são referentes às áreas de comércio e serviço, como sorveterias, salões de beleza, vendas de roupas e bijuterias, perfumaria, bar e lanchonete, pet shop, produção e venda de doces, lan house, manutenção de computadores e outros mais inovadores como food bike; delivery de churros e crepes; delivery de comida orgânica; e esmalteria e bar, local que funciona como manicure e casa de drinks ao mesmo tempo.

 

Oficinas

Para dar continuidade a aprendizagem, serão ofertadas aos jovens educandos oficinas de Gestão Básica, ministradas pelo Sebrae, para que eles sejam estimulados através da capacitação técnica, do desenvolvimento de valores, da responsabilidade social e da cultura empreendedora. O objetivo é estimular a criação do próprio negócio para, posteriormente, viabilizar com instituições de microcrédito (Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste) o financiamento para montagem do negócio.

 

 

A primeira oficina acontecerá em Fortaleza na próxima segunda-feira, 30 de novembro, qualificando 27 jovens dos 86 que tiveram seus planos de negócios aprovados na Capital. Outras oficinas acontecerão nos municípios de Sobral, Itapajé, Quixeramobim, Aurora, Juazeiro do Norte e São João do Jaguaribe, abrangendo educandos de outras 31 localidades.

 

Empreendedor Juvenil

A linha de ação Empreendedor Juvenil teve seu início dia 10 de agosto de 2015 e, este ano, irá contemplar jovens de 55 municípios do Ceará. O curso de empreendedorismo, que faz parte do projeto Primeiro Passo, tem data prevista para término dia 23 de dezembro e meta de capacitar 2.500 educandos. O objetivo do projeto é trazer o jovem para dentro da economia do Estado, inserindo-o no mercado de trabalho e de crédito. Os novos empreendedores receberão financiamento e assistência técnica-gerencial para montagem e gestão de novos negócios em suas cidades.

 

A qualificação é realizada ao longo de cinco meses, totalizando 290 horas/aula. Os módulos estudados são sobre empreendedorismo, inclusão digital; mundo dos micro e pequenos negócios; elaboração de plano de negócios; e ferramenta e correção do plano de negócios.A linha Empreendedor Juvenil beneficia jovens de 18 a 29 anos que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino.

 

Municípios contemplados

Além da Capital, foram contemplados os municípios de Acopiara, Alto Santo, Antonina do Norte, Amontada, Apuiarés, Aracati, Aurora, Barreira, Barro, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Caucaia, Chorozinho, Coreaú, Forquilha, Icapuí, Icó, Iguatu, Iracema, Itapajé, Itapiúna, Itarema, Jaguaribe, Jaguaretama, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Maracanaú, Meruoca, Milagres, Milhã, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Pacajus, Palhano, Pereiro, Quixeramobim, Russas, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho Desenvolvimento SocialSTDS

Jornalista responsável:Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone:3101.2089/2099

E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter:www.twitter.com/stdsonline