Secretário Josbertini assegura a manutenção dos programas sociais para idosos e pessoas com deficiência
24 de fevereiro de 2016 - 17:39
“Apesar da atual crise econômica, o governador Camilo Santana não tem medido esforços para manter os programas sociais e os investimentos, sobretudo nos segmentos mais vulneráveis, como o dos idosos e pessoas com deficiência”. A declaração é do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, ao abrir na manhã desta quarta-feira, 24, a I Jornada Integrada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, evento que transcorre até amanhã, no Hotel Romanos, em Fortaleza.
Ao falar para técnicos e gestores de entidades que lidam com esses dois segmentos, de vários municípios, Josbertini ressaltou que “apesar das dificuldades, 2016 será um ano de afirmação dos direitos de todos os setores”. Para tanto, ele destacou a importância do envolvimento dos órgãos das três esferas na realização de trabalhos em rede, transversais e com a participação de todos os envolvidos. “Precisamos olhar com mais carinho e acuidade para essas pessoas. Precisamos fortalecer o trabalho de inclusão social de nossos idosos, das pessoas com deficiência”, defendeu o secretário.
Aberta nesta manhã, a Jornada continua por toda a tarde de hoje e amanhã, período em que os participantes estão trocando experiências, com o intuito de fortalecer e ampliar a promoção dos direitos e assegurar o processo de inclusão social do idoso e da pessoa com deficiência no seio da sociedade. Nesses dois dias, serão abordados, por meio de palestras e debates, temas variados, que vão desde a garantia dos direitos, passando pelas novas posturas diante do envelhecimento, assim como a questão da sexualidade na tetraplegia e o envelhecimento da pessoa com deficiência cognitiva.
Serão discutidas, ainda, as possibilidades para a Pessoa da Terceira Idade e Pessoa com Deficiência em relação ao empreendedorismo. A I Jornada Integrada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades). A abertura do seminário contou a participação da Coordenadora Especial do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Isabele Cavalcante, do Coordenador de Empreendedorismo da STDS, Fernando Cordeto e da Orientadora da Célula de Diversidade e Acessibilidade, Verônica Maciel, além de técnicos de várias pastas do Estado.
Programação a partir da tarde
13h30 – Palestra II. Tema: Dialogando sobre o fortalecimento da Política da Assistência Social: Direitos Assegurados. Palestrante: Fátima Brasil e Diana Barroso
14h30 – Debate
15h – Palestra III. Tema: Velhice e Envelhecimento: Velhas Imagens, novas atitudes. Palestrante: Beto Rodrigues
16h – Debate
17h – Encerramento
25 de fevereiro (quinta-feira)
9h – Palestra I. Tema: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Um olhar gerontológico. Palestrante: Evaldo Monteiro Cavalcante
10h – Debate
10h30 – Palestra II. Tema: Viuvez Masculina na Velhice. Palestrante: Beto Rodrigues
11h30 – Debate
12h – Almoço
13h30 – Palestra III. Tema: A sexualidade na tetraplegia. Palestrante: Márcio Vaz
14h30 – Debate
15h – Palestra IV. Tema: O Processo de envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual. Palestrante: Elcyana Bezerra.
16h – Debate
17h – Encerramento
*Mais informações: Célula de Diversidade e Acessibilidade –3101.4554
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Fone: 3101.2089/2099
E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline