STDS forma mais 630 jovens trabalhadores
16 de março de 2016 - 16:01
Os adolescentes foram capacitados pelo Projeto Primeiro Passo
Palco de grandes artistas, de grandes espetáculos, o Cineteatro São Luiz abriu as portas nesta manhã, para recepcionar novos atores, um novo público formado por 630 jovens, que entram em cena, não para representar, mas para abraçarem de fato, de vez, os desafios e conquistas que a vida lhes reserva. Jovens que deixam os “bastidores” das salas de aula do Projeto Primeiro Passo – da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) – para atuar no mundo do trabalho, não mais como atores, mas como agentes do processo de desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará.
São jovens como Eliel Souza, 17 anos, de Messejana; Edileusa de Souza Pinto, 17 anos, do Mucuripe; ou como Anderson Barros, de Maracanaú, que, apesar de surdo, participaram com determinação, das 1.040 horas, sendo 400 teóricas e 640 práticas, durante oito meses, dos cursos de auxiliar administrativo e de vendas. Adolescentes que, a partir de hoje, começam a escrever uma nova fase, um novo roteiro em suas vidas.
Novos horizontes
“O projeto Primeiro Passo me deu novos horizontes, me abriu as portas das empresas para o primeiro emprego”, declarou Eliel Souza, que, conforme disse, em apenas dois meses de curso, já conseguiu um emprego em uma distribuidora. “Nesses oito meses de curso, aprendi a me organizar, a me comportar no ambiente de uma empresa, aprendi uma nova atividade, me tornei cidadã”, acrescentou Edileusa de Souza, após relatar para os demais colegas a vida difícil que levava, quando passou a morar só, por problemas na família. “O Primeiro Passo me ajudou a ter mais compromisso e a acreditar mais na vida”, discursou o jovem Anderson Barros.

Parcerias
Em meio aos discursos e declarações emocionados dos jovens, o titular da STDS, Josbertini Clementino, parabenizou a todos, lembrando da oportunidade e da importância da educação e da qualificação profissional para a juventude. “A linha Aprendiz é muito completa. O jovem estuda e trabalha ao mesmo tempo. Existe toda uma ação de capacitação profissional e, em paralelo, o exercício da parte prática, com carteira assinada, dentro da empresa. É uma oportunidade que marca a vida de cada um dos jovens e os qualifica muito, não só para o futuro, mas para o presente imediato, porque lhes assegura a primeira experiência no mercado de trabalho, necessária à sua permanência no mercado”, explicou o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante a formatura, realizada no Cineteatro São Luiz, na manhã desta quarta-feira, 16 de março.

“Vocês não são apenas o futuro, mas o presente. Nossos jovens são os protagonistas do processo de desenvolvimento econômico do Estado, do País”, alertou Josbertini, para uma plateia que lotou o Cineteatro São Luiz. Na oportunidade, destacou também a importância das parcerias do governo do Estado com a Prefeitura de Fortaleza, por meio dos Cucas; com o IDT, o Idesq, além das 350 empresas parceiras, que viabilizam os estágios para os novos profissionais e empreendedores juvenis. A solenidade contou com a participação do coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Júlio Brizzi; do presidente do IDT, Gilvan Mendes; da representante do Idesq, Wania Azevedo; e de demais empresas parceiras.
*Fotos: Rogério Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Fone: 3101.2089/2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline