STDS e Idesq capacitam profissionais do Primeiro Passo em Maranguape
30 de março de 2016 - 12:24
O titular da STDS, Josbertini Clementino, ministrou palestra na abertura do seminário
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, abriu, nesta terça-feira, 29 de março, o 1º Encontro Regional de Educação Profissional Idesq. Com a palestra “Qualificação Social e Profissional e Juventude”, o titular da STDS iniciou os trabalhos do seminário, cujo objetivo é capacitar cerca de 80 profissionais do Projeto Primeiro Passo, entre professores, gestores e colaboradores que atuam na linha de ação Jovem Aprendiz. Promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), o encontro se estende por esta quarta-feira, dia 30, com uma série de palestras e atividades culturais. (*Ver programação completa abaixo)
Este ano, a meta do Primeiro Passo é capacitar profissionalmente 11.100 jovens, sendo 2.500 na linha Aprendiz, com vagas distribuídas na capital e em mais 31 municípios do interior. O Jovem Aprendiz qualifica estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha de ação recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097, de 19/12/2000.
Como funciona o Projeto
O Primeiro Passo cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade. Além do Jovem Aprendiz, o projeto atua em outras três linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará.
Na linha de ação Jovem Estagiário, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estágio Remunerado, são contemplados estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado.
A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 5 meses. São remunerados pelo Governo do Estado.
A linha Empreendedor Juvenil contempla jovens de 18 a 29 anos, que estejam cursando ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A qualificação priorizará o empreendedorismo e viabilizará o encaminhamento dos alunos a instituições de microcrédito, além de oferecer assistência técnica gerencial aos novos empreendedores.
Mais informações
Projeto Primeiro Passo: 3101.1559 / 1554 / 7913 / 7962
Endereço: Rua José Vilar, 420, Meireles
Programação
• 30 de março (quarta-feira)
8h – Palestra: Lei da Aprendizagem (Wânia Azevedo)
9h45 – Palestra: Educação Profissional e Aprendizagem no Contexto Brasileiro Atual (Prof. Rejane Bezerra)
14h – Oficinas e Rodas de Conversa (Wânia Azevedo)
18h – Atrações culturais (até às 21h)
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline