STDS expõe legítimo artesanato cearense em Sobral neste fim de semana

7 de abril de 2016 - 14:53

Hoje e amanhã acontece também o Seminário Selo Ceart para apresentar aos artesãos da região os benefícios da certificação

 

Data: 8 e 9 de abril (sexta-feira e sábado próximos)

Hora: de 17h às 22h

Local: Praça São João, Centro – Sobral

 

Cerca de 150 artesãos de 48 municípios do Estado se reúnem nesta sexta-feira, 8 de abril, e no sábado, 9, na Praça São João, em Sobral, na 54ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Nos dois dias de evento, das 17h às 22h, os artistas irão expor trabalhos nas mais variadas tipologias como fibras vegetais, palha de milho, palha de carnaúba, sisal, areia colorida, couro, argila, fio e tecido, papel e metal. O Ceará reúne hoje cerca de 100 mil artesãos, dos quais 42 mil estão cadastrados na STDS, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart).

 

A Feirart está consolidada como a maior feira de artesanato do Estado. É uma ação que fortalece o setor, a partir da promoção e da ampliação das oportunidades de negócios para os artesãos, individualmente ou em seus grupos produtivos”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino. Além de ter acesso a um dos artesanatos mais ricos do Brasil, o público também terá a oportunidade de conhecer e experimentar, gratuitamente, a arte de fazer o artesanato durante as oficinas de bordado à mão e trançado em palha.

 

Além da exposição e venda do artesanato, a Feirart oferece ao público uma programação cultural que inclui shows com a banda Kbra da Peste e a cantora Kelly Brasil. A STDS, por meio da Ceart, realiza a 54ª Feira de Artesanato do Ceará em parceria com a Prefeitura de Sobral e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).

 

Seminário Selo Ceart

Ainda em Sobral acontece, hoje e amanhã, no Centro de Convenções, o seminário sobre o Selo Ceart. O objetivo é apresentar aos artesãos da região os benefícios da certificação que incluem a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular; a consolidação de canais de comercialização e ampliação de mercados; o aumento da competitividade da produção artesanal; diferenciação dos produtos artesanais das peças elaboradas industrialmente; proteção do artesanato cearense da falsificação, facilitando a identificação do artesanato cearense.

 

Lançado em setembro de 2015, pelo governador Camilo Santana e a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, o Selo Ceart é mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline