STDS qualificará internos das unidades prisionais do Estado

7 de abril de 2016 - 20:54

*Atualizado em 8 de abril de 2016

 

Parceria com a Sejus foi firmada nesta sexta-feira, durante reunião do Pacto pelo Ceará Pacífico

 

Com a experiência de quem já capacitou mais de 390 mil jovens e trabalhadores em todo o Ceará, nos últimos anos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) capacitará homens e mulheres privados de liberdade nas unidades penitenciárias do Estado. Serão disponibilizadas 500 vagas para cursos de qualificação profissional, sendo 260 por meio do projeto Primeiro Passo, 200 vagas do Criando Oportunidades e outras 40 pelo Programa de Artesãos da Ceart. A parceria entre a STDS e a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) foi firmada nesta sexta-feira, 8 de abril, pelos respectivos titulares das Pastas, Josbertini Clementino e Hélio Leitão, durante reunião do Pacto pelo Ceará Pacífico.

 

“É necessário para essas pessoas que, quando estiverem deixando os presídios, possam garantir um lugar no mercado de trabalho”, explica o titular da STDS, Josbertini Clementino, ao reforçar a importância da ação cujo início está previsto para maio próximo. “É mais uma forma de humanizar o sistema penitenciário no Ceará. Todo o governo está unindo forças. Esse é um trabalho muito forte que fazemos com o secretário Hélio Leitão e há outras atividades acontecendo nesse sentido. O que cabe à STDS é capacitar o nosso povo, então vamos capacitar também aqueles que cumprem suas penas e querem se reintegrar à sociedade”, conclui o secretário.

 

Os Projetos

O Primeiro Passo cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em quatro linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará: Aprendiz, Bolsista, Estagiário e Empreendedor Juvenil.

 

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também consolida a política de geração de trabalho e renda do governo do Estado, ampliando as oportunidades dos cidadãos cearenses. Tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são capacitadas para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

 

Ceará Pacífico

Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Lançado em agosto de 2015, tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense e vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento para as populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

 

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline