STDS e CSP instalam Posto Avançado do Sine/IDT no Pecém
21 de junho de 2016 - 15:41
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) celebraram na manhã desta terça-feira, 21 de junho, um termo de cooperação técnica para implantação de um Posto de Atendimento Avançado do Sine/IDT na área do empreendimento. A parceria foi firmada na sede da STDS pelo titular da pasta, Josbertini Clementino, e por Erasmo Pereira, gerente Geral de Sustentabilidade e Competitividade da CSP.
Com a parceria, o suporte técnico-operacional necessário ao desenvolvimento das ações do novo Posto de Atendimento avançado do Sine/IDT, o monitoramento e a execução das atividades serão prestados pela equipe da STDS. Em contrapartida, a CSP fornece a estrutura física da unidade, que será localizada ao lado da siderúrgica. O posto da CSP realizará atendimento às empresas para abertura de novas vagas e encaminhamento de trabalhadores participantes do Projeto Janela de Oportunidades (PJO), apenas quando convocados. Para participar do PJO, é necessário passar pela Oficina de Orientação Profissional, que acontece todas as sextas-feiras, às 14h. Qualquer trabalhador pode participar da atividade, basta comparecer ao auditório da META levando currículo e documento de identificação.
“Esta ação é mais um esforço de integração do governo do Estado com a iniciativa privada, no sentido de dotar a região do Porto do Pecém, em um polo de geração de riquezas, de emprego e de desenvolvimento econômico e social para o Estado do Ceará”, destacou Josbertini. Ele lembra que toda ação da Pasta está sempre pautada na capacitação do trabalhador, como vista a sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho e geração de renda.
Nesse sentido, acrescentou, “estamos montando uma rede de atendimento ao trabalhador, “in loco”, para que possamos realocar os trabalhadores que estão sendo desmobilizados da CSP, neste momento, e para que sejam realocados em outras empresas ou até mesmo na própria siderúrgica”.
“Essa parceria com a STDS, o Sine/IDT, o Sebrae e o Senai é muito importante, porque vem atender uma preocupação da CSP, que vem desde o início desse projeto, que visa qualificar e reintegrar os trabalhadores desmobilizados em outras empresas parceiras, nas novas empresas que irão surgir no entorno da siderúrgica, bem como capacitar aqueles que agora pensam em empreender e montar o seu próprio negócio”, ressaltou Erasmo Pereira, no ato da assinatura do convênio. A solenidade reuniu ainda, representantes do Sine/IDT e da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.
Capacitação empreendedora
Para além do atendimento, a nova unidade do Sine/IDT viabilizará a capacitação e a orientação profissional dos trabalhadores, em um local de fácil acesso e mobilidade ao público da CSP, propiciando aos seus usuários serviços de maior qualidade, aproveitando a expertise e o conhecimento da STDS e do Sine/IDT para reintegração do operário em outra empresa ou na montagem do próprio negócio.
Integrada ao Programa Janela de Oportunidades, a unidade tem foco na recolocação no mercado de trabalho de profissionais desmobilizados da CSP. Para tanto, oferecerá serviços de capacitação, inscrição para emprego, orientação para os trabalhadores, captação de vagas e intermediação de mão de obra em empresas parceiras do setor.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline