Jovens do Centro Socioeducativo Dom Bosco visitam a Unifor, nesta sexta-feira
23 de junho de 2016 - 16:31
Data: 24 de junho (sexta-feira)
Hora: 11 horas
Local: Unifor (Espaço Cultural) – Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) investe na ressocialização como forma de mudança e desenvolvimento do protagonismo juvenil. Nesse sentido vem realizando visitas com adolescentes internos a vários equipamentos culturais e educativos da cidade, visando fortalecer a formação cidadã do jovem em conflito com a lei e facilitar sua reintegração na sociedade. Amanhã, 24 de junho, às 11h, os jovens do Centro socioeducativo Dom Bosco irão conhecer a Universidade de Fortaleza (Unifor), onde visitarão a biblioteca da universidade e poderão prestigiar a exposição de arte intitulada “Coleção Airton de Queiroz”, com obras do colecionador e Chanceler da Unifor, que emprestou seu nome à exposição.
Neste mês os jovens visitaram o Centro Cultural da Arena Castelão e tem visita marcada ao planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 15 de julho próximo. Alan Ramos, diretor do Centro socioeducativo Dom Bosco, informa que as visitas foram iniciadas em março, como uma maneira de mostrar aos adolescentes que existem outras realidades à serem vivenciadas.
“Um simples prazer, que com frequência oferecemos aos nossos jovens, como uma ida à um simples restaurante, foi oportunizada pela primeira vez para esses adolescentes. Eles se comportaram de forma digna, mesmo com dificuldades do uso de garfo e faca, o que dizer então sobre a experiência de adentrar uma universidade e um teatro”, afirmou Alan.
Arte e cultura
Durante os meses de março e abril, os socioeducandos assistiram a encenação da paixão de cristo, na igreja batista, e a palestra educativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), com tema sobre fundamentos filosóficos da pedagogia histórico crítica, realizado no Sesi Parangaba. Participaram também do aconselhamento espiritual e motivacional com o padre Agnaldo Soares Lima, e em seguida compartilharam de um jantar, os adolescentes também visitaram o teatro do humor cearense.
Atividades externas são parte da recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que no art 121, diz: “[…] Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário”, tem a lei compreensão de que o objetivo da medida socioeducativa não é o encarceramento do adolescente, mas sim oferecer-lhe tudo que o auxilie no seu desenvolvimento físico, moral, espiritual e social”.
Outro ponto a ser lembrado é a Lei Federal 12594/2012, conhecida como Lei do SINASE, que no artigo 1° & 2°, incisos I, II e III, explicita junto das medidas socioeducativas, a “responsabilização”, a “reprovação de conduta” e a “integração social”, sendo esta última de extrema importância para os princípios da educação social, posto que a formação para a cidadania, compreendida como a garantia de direitos e o respeito aos deveres, não podem acontecer fora do convívio social. E ainda lembra que a educação capaz de preparar crianças, adolescentes e jovens, para a vida em sociedade, deve necessariamente se desenvolver na própria sociedade, dentro de seu convívio.
No projeto piloto, desenvolvido pela STDS no Centro Socioeducativo Dom Bosco, foram escolhidos 16 jovens para participar das visitas, selecionados a partir dos critérios de comportamento e esforço de superação. Durante as visitas os adolescente são acompanhados por instrutores, assistentes sociais, psicólogos e socioeducadores.
Mais informações: Alan Ramos – Diretor do Centro Socioeducativo Dom Bosco 98949-5494
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Fone: 3101.2089/2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline