STDS realiza espetáculos abertos às comunidades do Bom Jardim e Conjunto Palmeiras
21 de julho de 2016 - 15:05
*Atualizado em 22 de julho de 2016
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) aproveita o mês de julho para realizar programação de férias nos Circos Escolas do Conjunto Palmeiras e do Bom Jardim. As apresentações são abertas ao público e promovem interação entre as comunidades. Nesta sexta-feira, 22 de julho, o Circo Escola do Conjunto Palmeiras apresentou o espetáculo “Heróis”. A programação segue até o mês de agosto, com apresentação no próximo dia 5, no Circo Escola do Bom Jardim, que trará à plateia, shows circenses com trapézio, acrobacias e malabares.
Mais do que fazer rir e distrair o público, os Circos Escolas desenvolvem ações voltadas à arte, cultura e formação cidadã dentro das comunidades onde atendem, atualmente, 500 crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 17 anos, realizando um trabalho integrado junto a 150 famílias dos dois bairros. “Nossa equipe de instrutores é formada em sua maior parte por ex-alunos, jovens que tiveram acesso à formação no Circo Escola, no ABC e hoje trabalham aqui e repetem o ciclo de formação ao trazer os filhos para também ter acesso ao aprendizado lúdico do Circo”, afirma Onete Costa, presidente do Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília, parceira do Circo Escola.
Vida no circo
Os olhos da artista circense, Eliana Silva, brilhavam ao ver a filha Cláudia se apresentar no Circo Escola do Conjunto Palmeiras. “Eu cheguei aqui no circo ainda criança e hoje vejo minha filha aprendendo e se apresentando nesse palco em que eu cresci e me tornei a profissional que sou hoje. Trabalho como instrutora do circo, ensino contorcionismo e estou muito orgulhosa de poder compartilhar o que aprendi com a minha comunidade”, relatou a ex-aluna que vivenciou o aprendizado afetivo do Circo Escola.
“Aproveitamos o mês das férias para potencializar o tempo livre das crianças e adolescentes que frequentam os Circos Escolas. Essas apresentações são uma forma de dialogar com as comunidades e oferecer uma programação dentro do bairro, desenvolvida pelos próprios alunos que fazem parte dessas comunidades”, afirma a Supervisora do Núcleo de Ações Socioassistenciais (Nasa) da STDS, Conceição Freitas.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline