STDS forma mais 175 jovens em Fortaleza
22 de julho de 2016 - 16:46
*Atualizado em 25 de julho de 2016.
Débora Braga tem dois filhos, mora no Conjunto Ceará e trabalha como autônoma. “Comecei com o curso de Cabeleireira e me interessei também em fazer Design de Sobrancelhas. Hoje consigo ter minha própria renda, trabalho de forma personalizada e coloco em prática tudo que aprendi nas aulas.Essa capacitação é um diferencial no serviço que ofereço”, afirmou a concludente da turma de Design de Sobrancelhas, do Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits), do Conjunto Ceará.Débora faz parte de um grupo de 175 jovens qualificados profissionalmente nos sete Cits da capital. A solenidade de entrega de certificados de conclusão de curso aconteceu nesta segunda-feira (25).
O projeto, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), mantém sete unidades em Fortaleza, onde foram realizados os cursos de Corte e Escova, no Mucuripe e no Conjunto São Bernardo, em Messejana; Maquiagem, no Conjunto José Walter; Manicure, no Jangurussu; Informática, no Lagamar; e Design de Sobrancelhas, no Conjunto Ceará. Em 2016, outros 150 jovens já se capacitaram nos Cits. “As capacitações continuam. Devemos ampliar as ações, especialmente por meio de cursos que possam dar, de imediato, a possibilidade de auferir renda para as pessoas. Vejo o sorriso em cada um dos formandos e espero que essa seja uma etapa importante, não só de consolidação no mercado de trabalho, mas de preparação para voos mais altos no futuro próximo de cada um”, declarou o titular da STDS, Josbertini Clementino.
Crescimento Profissional
Os Centros atendem à comunidade por meio de qualificação profissional para jovens e de oficinas socioeducativas com as famílias. São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, fortalecendo a economia dos bairros. As unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.
Renato Ferreira, cabeleireiro há três anos, destacou a importância da capacitação e da certificação. “Soube do curso através de uma amiga e corri para me inscrever. Aprendi coisas novas e com certeza isso será positivo para o meu trabalho, tanto na melhoria do serviço como por ter nova certificação”, comemorou o aluno da turma de Corte e Escova, do Cits Mucuripe.
Até junho passado, a STDS capacitou 3.987 pessoas, nos diversos projetos de qualificação profissional da pasta: Primeiro Passo, Criando Oportunidades, Cepid, Evisa, Transformando Vidas, além do próprio Cits. Em 2015, somente nas unidades dos Cits, na capital, 631 jovens foram qualificados por meio de 28 cursos realizados.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline