Movimento busca fortalecer a Assistência Social
9 de agosto de 2016 - 20:15
*Atualizado em 11 de agosto de 2016
Durante o ato, que reuniu cerca de duas mil pessoas no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, foram colhidas assinaturas da população em defesa do Suas com a participação de representações de vários municípios do Ceará
O Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, foi palco, nesta quinta-feira (11), de grande ato em defesa e esclarecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Essa é uma grande aliança com a sociedade civil. Estamos, com os diversos projetos da STDS, os 383 centros de Referência de Assistência Social do Ceará, sempre apoiando e trabalhando por melhorias. Buscamos autonomia e emancipação, mas buscamos principalmente cuidar das pessoas. Estamos aqui hoje para dizer um grande sim às pessoas mais pobres, aos que mais precisam e, acima de tudo, fortalecer a cidadania no estado do Ceará e no Brasil”, defendeu o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Josbertini Clementino.
O titular da STDS explica que a frente em defesa do Suas está se reproduzindo em alguns estados para garantir ações importantes para os segmentos que mais precisam, como pessoas com deficiência, crianças e idosos. “É fundamental o fortalecimento da política da Assistência Social, que atende 50 milhões de brasileiros, e da qual muitos cearenses dependem também”, reforça Josbertini. Assinaturas em defesa do Sistema foram colhidas na Praça do Ferreira. O ato foi promovido por entidades e trabalhadores do Suas, a Frente em Defesa do Suas do Estado do Ceará, com o apoio da STDS.
Para Ieda Castro, do Fórum Nacional em Defesa do Suas, o grande objetivo da ação é tornar público para a sociedade as conquistas e os avanços desde a criação do Suas. “Famílias em situação de desamparo, em situação de desemprego, que precisam da proteção do Estado, têm hoje pelo menos uma unidade de atendimento, o Cras, no seu município, onde a família pode procurar apoio. Lá vão encontrar uma equipe interdisciplinar que vai acompanhar, vai saber qual a sua necessidade, vai viabilizar o acesso à renda, ao Bolsa Família, ao Benefício de Prestação Continuada. Então devemos divulgar e debater sobre essas questões e falar sobre as ameaças que uma conjuntura de crise pode trazer para as políticas sociais”, pontuou Ieda.
Rede de Serviços
No Ceará, o Suas conta com uma rede de serviços ofertados em 383 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); 114 Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), sendo 112 unidades em 106 municípios e outras duas unidades regionais com 11 municípios vinculados; 218 Centros de Convivências; 51 equipes volantes; nove Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP); um Centro Dia; e 96 Unidades de Acolhimento para indivíduos ou famílias afastados temporariamente de seus núcleos familiar ou comunitário ou que se encontram em situação de abandono.
O Bolsa Família beneficia, em todo o Estado, 1.049.729 famílias. Já o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem 241.277 beneficiários, sendo 149.581 pessoas com deficiência e 91.696 pessoas idosas. Os programas compõem um leque de 38 benefícios e serviços oferecidos pelo Suas que inclui, ainda, o Serviço de Proteção Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviços de proteção social Básica e Especial para Pessoas com Deficiência e Idosos, Acessuas Trabalho, Benefícios Eventuais para situações emergenciais, Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Paefi), Serviço Especializado em Abordagem Social, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviços à Comunidade, entre outros.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline