STDS entrega mais 271 novos profissionais ao mercado de trabalho cearense

30 de agosto de 2016 - 18:11

 

Gabriel Lenine tem 17 anos e chegou ao espaço Viva Gente (EVG) ainda criança, começou no curso de caráter e desde então tem aproveitado as oportunidades de capacitação ofertadas na unidade. Concludente da turma de mosaico, ele se orgulha do que aprendeu no espaço. “Lembro bem da minha mãe trazendo a mim e as minhas três irmãs que também frequentam o espaço, fiquei empolgado com a turma , o professor e o local, que é como uma grande casa para a gente. No curso de mosaico eu aprendi técnicas que não imaginei que existiam, aprendi a fazer arte com casca de ovo e outros materiais que iriam para o lixo, hoje sei que posso oferecer um trabalho de qualidade e receber por isso”, declarou Lenine, ao receber na manhã dessa quarta-feira, o certificado do curso de mosaico da EVG.

 

Gabriel participou da formatura junto a outros 271 alunos, capacitados nos cursos de Costura, Cabeleireiro, Informática Básica, Artes Plásticas, Mosaico, Biscuit, Horto e Jardinagem. As capacitações são promovidos pelo Espaço Viva Gente, sob coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A certificação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 31 de agosto, no espaço que atende, atualmente, 615 crianças e adolescentes do bairro Passaré.

 

 

Janaina Ripardo, monitora da turma de Mosaico e ex-aluna da unidade, conta que tinha 15 anos quando conheceu o Espaço Viva Gente. “Foi também no curso de Mosaico que tive a oportunidade de aprender a fazer essa arte que hoje é uma fonte de renda e um orgulho para mim. Trabalhei em escolas, mas tinha o artesanato como renda extra. Após sair do emprego fui contratada como monitora do curso e hoje tento passar para meus alunos tudo que aprendi aqui e sei o quanto isso significa para eles. Eu me vejo em muitos dos meus alunos”, explica a monitora.

 

 

Aprendizado Afetivo

“Eu costumo dizer que aqui nós temos uma grande família, para além da capacitação que eles recebem para atuar no mercado de trabalho, nos preocupamos com a formação humana. Acompanhei muitos dos meninos dessa casa e vejo que ganharam o mundo, até hoje eles voltam aqui com o sentimento de gratidão e o carinho de quem vivenciou a formação e o acolhimento da maneira mais humana. Somos responsáveis por qualificar esses jovens para que tenham acesso às oportunidades e possam se desenvolver enquanto protagonistas da própria história.”, declara a coordenadora do Espaço Viva Gente, Socorro Ximenes.

 

Dos 271 concludentes, foram capacitados 75 no curso de informática básica, 50 em cabeleireiro, 43 no biscuit, 30 em artes plásticas, 27 em artes decorativas, 26 na costura e 20 em Horto e jardinagem.

 


A unidade funciona com 50% de instrutores que são ex-alunos e promove a capacitação de crianças e jovens entre 6 e 18 anos, com atividades de formação musical, esportiva, ambiental e artística. O Espaço Viva Gente desenvolve potencialidades por meio do protagonismo dos alunos e realiza um atendimento integrado junto à escola e à família. O ambiente é dividido entre salas de aula, música, quadra, horto e espaço para produção artesanal de sabonetes, xampus e cremes naturais.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Facebook: www.facebook.com/stdsce

Twitter: www.twitter.com/stdsonline