STDS e Secult elaboram Programa de Formação Musical

16 de setembro de 2016 - 16:04

A expectativa inicial é atingir cerca de 30 municípios do interior cearense

 

Os secretários Estaduais do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e da Cultura (Secult), respectivamente, Josbertini Clementino e Fabiano dos Santos Piúba, tocaram na manhã desta sexta-feira, 16, os primeiros “acordes” para elaboração do Programa de Formação Musical, no âmbito do Proares II. Reunidos na sede da STDS, os dois gestores traçaram as primeiras notas da partitura que irá dar o tom do projeto de capacitação de músicos e aquisição instrumental de bandas, corais e pequenas orquestras, nos municípios cearenses.

 

Com recursos iniciais da ordem de US$ 800 mil, financiados pelo governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa prevê adesão das prefeituras municipais com contrapartida da ordem de 20% a 30% do valor a ser destinado a cada cidade, a exemplo do que já acontece com os projetos de obras sociais desenvolvidos pelo Proares II. A expectativa inicial é atender cerca de 30 municípios.

 

“A missão de arranque do programa será entre os dias 10 e 11 de novembro”, antecipa Josbertini Clementino, após o que se inicia o processo de convite e adesão dos municípios e consequente formação do Plano Participativo Municipal (PPM) dos respectivos parceiros. 

 “Esse programa será muito importante para o desenvolvimento da cultura musical dos municípios, muitos já com suas bandas e corais, que terão estrutura para ampliar suas ações”, destaca Fabiano Piúba.

 

Visitação cultural

Na oportunidade, os secretários acordaram também a celebração de um Termo de Cooperaçâo Técnica para desenvolvimento de um projeto de visitação guiada a prédios e equipamentos culturais (museus, teatros, prédios históricos etc) para jovens, idosos, pessoas com deficiência física e mental, moradores de rua; público assistido pelos programas sociais desenvolvidos pela STDS. “Temos 14 projetos culturais que podem ser incluídos nesse projeto”, apontou o titular da Secult.

 

“Vamos transformar esse projeto em um programa, com rotina, cronograma de visitação e estratégias de ação, de forma a contemplar todo o público que atendemos”, declarou Josbertini Clementino, ao reunir, imediatamente, os gestores das respectivas coordenações para traçar as primeiras linhas de ação do programa, cujo lançamento oficial foi definido para o fim de outubro. Participaram também da reunião, as secretárias Adjunta e Executiva da Secult, respectivamente, Suzete Nunes e Andréa Rocha; o coordenador do Proares II, Roberto Luiz, e a coordenadora da Proteção Social Básica, da STDS, Maryanne Libório.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Facebook: www.facebook.com/stdsce

Twitter: www.twitter.com/stdsonline