STDS recebe Selo de Compromisso na Luta contra o Câncer
13 de outubro de 2016 - 16:23
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) recebeu nesta manhã, o Selo Oficial de Compromisso na Luta contra o Câncer de Mama do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC (Geeon). A comenda foi entregue pela coordenadora estadual do Outubro Rosa do Geeon/UFC, Ana Valéria Escolástico, ao titular da Pasta, Josbertini Clementino, em reconhecimento às ações de apoio que vêm sendo desenvolvidas pela STDS na difusão da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.
“A luta contra o câncer é uma causa intergeracional, que abraça todas as gerações, todas a idades, e nos cabe a todos apoiar incondicionalmente. E isso nós precisamos difundir, levar a todas as mulheres, em todos os municípios, para que se tornem militantes desta causa”, declarou Josbertini, ao receber o selo, durante o movimento Outubro Rosa, realizado no auditório da STDS. O selo foi instituído pelo Geeon/UFC em 2012 e desde então vem sendo concedido a entidades públicas e privadas, empresas e associações que apoiam as ações do Outubro Rosa.
Na oportunidade, Ana Valéria apresentou um vídeo sobre o câncer de mama, e ministrou a palestra Outubro Rosa como Tecnologia Social e Educação Social emSaúde. Ela informou que, apesar do movimento de conscientização que ganha corpo, dia a dia, atualmente, 35 mulheres morrem, por dia, vítimas da doença no Brasil. “São mais de 50 mil novos casos da doença, por ano, no País”, lamentou, ao convocar ao público que façam o Dia Rosa, que é o agendamento anual de um dia para fazer a mamografia. “A prevenção eleva as chances de cura em 95%”, orientou.
Diagnóstico Precoce
Recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O auto-exame pode ser feito pelo menos uma vez ao mês. Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Para se descobrir um câncer de mama, ele pode ter sido notado no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultrassom ou ressonância). Uma vez tendo a suspeita o médico mastologista realizará uma biópsia.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline