STDS e Sejus levam capacitação e empreendedorismo a jovens egressos
7 de novembro de 2016 - 18:05
Entre uma pincelada e outra nas paredes do Nupaz, Paulo Guedes reconstrói sua história junto a outros 39 jovens egressos do sistema prisional, que na manhã desta segunda-feira, assistiram a palestra sobre empreendedorismo no Núcleo de Ação pela Paz (Nupaz), situado no Vicente Pinzon. A comunidade também participou ativamente da qualificação que se desenrolou como um bate papo leve e descontraído. A parceria entre a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) qualificou mais de 100 jovens egressos em diversas áreas e vem atuando para profissionalizá-los e inseri-los no mercado de trabalho.
“É muito gratificante saber que estamos construindo políticas públicas que contemplam os nossos jovens, principalmente dentro das comunidades em que residem. Essa palestra é muito importante no sentido de incentivá-los para formalização, para que tenham direito ao crédito barato, sem precisar buscar por agiotas para abrir um negócio próprio. Estamos focados em qualificá-los para que possam buscar seu próprio caminho ”, declarou Josbertini Clementino, titular da Pasta, que junto ao secretário Adjunto da Sejus e o chefe de gabinete da vice-governadoria, respectivamente, Sandro Camilo e Fernando Oliveira, esteve presente na palestra para incentivar os jovens a se qualificarem para disputar por vagas de emprego e até mesmo empreenderem um um negócio próprio.
“Estou na parte prática do curso de Textura e Pintura em Parede e quando terminar sei que vou poder atuar profissionalmente na área e garantir meu próprio sustento. Quero dar orgulho à minha família e quem sabe até abrir meu próprio negócio. Aprendi hoje que só preciso organizar minha ideias e pensar como um empreendedor”, explica Paulo Guedes, jovem egresso que participou da oficina.
Para a confeiteira, Jeritiana da Silva, que mora no Vicente Pinzon, a capacitação foi importante porque esclareceu suas dúvidas e trouxe novas ideias para seu negócio. “Há pouco tempo criei um bolo leve, que pode ser consumido até por diabéticos e quero levar essa ideia adiante. Eu vendo de casa mesmo, mas hoje aprendi que posso iniciar meu próprio negócio e aumentar minha clientela”, conclui Jeritiana da Silva.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline