STDS e Coordenadoria da Juventude capacitam jovens para fabricação de pranchas de surf

24 de novembro de 2016 - 12:26

A iniciativa beneficiou jovens atendidos por 15 escolinhas que participam do projeto

Juventude na Onda, na orla de Fortaleza

 

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, certificou nesta quarta-feira, 23 de novembro, no Cineclube da Rede Cuca Barra, 32 jovens qualificados pelo projeto Primeiro Passo, no curso de fabricação de shape de prancha. A capacitação beneficiou jovens atendidos pelas 15 escolinhas que participam do projeto Juventude na Onda, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na ocasião, as pranchas foram entregues aos vencedores do campeonato de surf realizado nos dias 22 e 23 de outubro, pela Coordenadoria de Juventude e a Federação de Surf do Ceará, na Ponte Metálica da Praia de Iracema. Foram entregues ainda, os certificados de capacitação profissional a 344 concludentes de cursos do Projeto Primeiro, na capital cearense.

 

IMG 1107 394x194

 

Projetos como o Primeiro Passo e o Juventude na Onda fortalecem ainda mais o nosso alcance a essa juventude que precisa de apoio e busca qualificação para ingressar no mercado de trabalho. É fundamental o cearense estar sempre se capacitando, se reciclando, pois o mercado é versátil e competitivo. Então, é um privilégio participar de mais essa formatura, fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da STDS, e da Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Juventude”, apontou o titular da STDS, Josbertini Clementino.

 

IMG 1116 394x194

 

“A grande ideia desse projeto é equipar as escolas já existentes, a fim de que se tornem centros de aprendizagem de surf, com atividades esportivas gratuitas, contribuindo para uma cultura construtiva de autogestão”, acrescentou o secretário da Juventude, Julio Brizzi. Segundo ele, o objetivo da atividade é proporcionar ações sustentáveis de inclusão social, educacional e profissional de jovens surfistas. O curso de capacitação teve duração de três meses e foi realizado na Rede Cuca Barra do Ceará, às terças -feiras e aos sábados.

 

Capacitação Juvenil

O projeto Juventude na Onda, inédito em Fortaleza, apoia 15 escolinhas de surf, situadas entre a Praia do Futuro e a Barra do Ceará, selecionadas por meio de edital. A iniciativa consiste em agregar conhecimentos e ajuda de custo para os instrutores de escolas de surf participantes. O objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de instrutores, capazes de promover o desenvolvimento humano e cultural de jovens surfistas, localizados em áreas de vulnerabilidade.

 

Primeiro Passo

Em parceria com a Rede Cuca, o Primeiro Passo qualificou, em 2015, mais 344 jovens em diversas áreas como: confecção de pranchas de surf, corte e costura, agente operacional de turismo, auxiliar de segurança do trabalho e auxiliar administrativo. Neste ano de 2016, o Projeto já qualificou 6.470 jovens, em todo o Estado, em diversas tipologias produtivas nas três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.

 

O projeto cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

 

Fotos: Sheyla Castelo Branco

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline