STDS forma mais 351 jovens em Fortaleza

30 de novembro de 2016 - 18:51

 

 

“Estou muito orgulhosa de ter concluído o curso de cabeleireira no CITS Mucuripe. Não foi fácil, todos os dias pegava ônibus do Pirambu até morro Santa Terezinha para assistir as aulas, mas cada minuto valeu a pena. Hoje estou com meu salão aberto e trabalho por conta própria graças ao curso e às dicas do meu instrutor”, declara Socorro dos Santos, que participou nesta manhã, 1° de dezembro, da cerimônia de certificação junto a outros 350 alunos concludentes dos cursos de capacitação profissional realizados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social nos sete CITS da capital. Desse total, 71 jovens foram qualificados em parceria com o Projeto Primeiro Passo, na linha de ação Bolsista.

 

 

certificação 394x194

 

Os certificados foram entregues aos formandos pelo titular da STDS, Josbertini Clementino, que ressaltou a importância da qualificação para que o trabalhador cearense tenha uma maior inserção no mercado de trabalho “Tenho certeza de que todos que estão aqui fizeram a escolha certa e estão traçando seu caminho profissional da melhor maneira. A qualificação é a porta de entrada para melhores empregos e consequentemente para o fomento de um mercado de trabalho que ofereça mais qualidade nos serviços. Estou muito feliz porque tenho certeza de que além da capacitação, encaminharemos cada um que está aqui para novas oportunidades de vida e só conseguimos isso porque trabalhamos com muito esforço e dedicação para construir políticas que contemplem todos os cidadãos cearenses”, destacou Josbertini, durante a certificação.

 

dimuir 2 394x194

 

“Além de aprender uma nova atividade, agora tenho mais segurança para participar de uma entrevista de emprego porque sei que tenho capacidade para atuar no mercado de trabalho. Estou confiante nas oportunidades que surgem nesse final de ano, principalmente para quem se capacitou”, explica Abraão Silva, concludente do curso de Operador de Turismo no CITS Jangurussu, por meio do Primeiro Passo. Assim como Abraão, Luana Ferreira também foi qualificada através dos cursos do CITS em parceria com o Projeto. “Lembro que fiz balé no Cits do Lagamar quando era criança e agora aos 17 anos, voltei ao espaço para o curso de eletricista.  Fui uma das poucas mulheres do curso, o que me orgulha ainda mais. Tenho certeza de que poderei utilizar meus conhecimentos para futuras oportunidades de emprego”, conclui Luana Ferreira.

 

GERAÇÃO DE EMPREGOS

As unidades atendem à comunidade por meio de qualificação profissional para jovens e de oficinas com as famílias. São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, fortalecendo a economia dos bairros. As unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando o encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho. Cada CITS possui auditório com estrutura para realização de videoconferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado.

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br