STDS e IDT celebram contrato de Gestão para 2017
9 de março de 2017 - 13:18
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) aprovaram, na última segunda-feira, 6 de março, a proposta do Contrato de Gestão do IDT, para o ano de 2017. Orçado em R$ 19.264.501,73, o convênio garante a continuidade de todos os serviços ofertados ao trabalhador cearense, nas 35 unidades da instituição distribuídas na capital e no interior do Estado, e nos dois balcões de atendimento na Central Fácil e na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).
“Os serviços de atendimento, cadastramento, capacitação, intermediação e encaminhamento do trabalhador para o mercado de trabalho prosseguem e prosseguirão normalmente, em todas as unidades do Sine-IDT no Ceará”, declarou o titular da STDS, Josbertini Clementino, descartando, inclusive, a possibilidade de fechamento de agências no interior. Ele ressalta que as ações, as políticas públicas de valorização do trabalhador desenvolvidas pela STDS, por meio do IDT, vêm sendo desenvolvidas há 19 anos; e que não seria neste momento de crise econômica porque passa o País, que sofreriam quaisquer problemas de continuidade.
Serviços prestados
Para ilustrar, Josbertini cita alguns números que, por si só, revelam a importância do trabalho realizado pelo IDT para o trabalhador cearense. Em 2016, por exemplo, o IDT cadastrou 128.316 novos trabalhadores e encaminhou 201.656 pessoas para uma vaga de emprego no Estado; além de que incluiu 65.947 trabalhadores em empresas cearenses e emitiu 49.698 novas carteiras de trabalho formal.
Paralelamente ao trabalho de encaminhamento ao trabalho, o Sine-IDT qualificou e encaminhou para capacitação, por meio de oficinas e cursos de profissionalização, 27.896 trabalhadores; bem como garantiu o repasse, por meio da Caixa Econômica Federal, de R$ 1,054 bilhão em seguro-desemprego, para 201.328 trabalhadores desligados de suas atividades laborais.
“Todo o processo de recepção, checagem da documentação, elaboração dos termos e cumprimento de todas as formalidades de habilitação para que o trabalhador possa receber o seguro-desemprego são realizados pelo IDT. Toda a documentação é preparada e entregue prontinha à Caixa, só para ela pagar”, destaca o coordenador do Sine-IDT, Robson Veras, reforçando a importância do contrato de serviços celebrado entre o governo do Estado, por meio da STDS, como o IDT.
AssessoriadeComunicação e Eventos
SecretariadoTrabalhoeDesenvolvimentoSocial–STDS
Jornalistaresponsável:CarlosEugênioSaraiva
Fone:3101.2089/2099
Twitter:www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br