STDS e Secult firmam parceria integrando políticas de Assistência Social e Cultura

19 de maio de 2017 - 21:37

*Atualizado em 22 de maio de 2017

 

“Nós temos 1,7 milhão de famílias, no Ceará, que estão no Cadastro Único da Assistência Social, então, além depromovermos a afirmação de direitos, de oportunidades, queremos aproximar essa população dos bens culturais”, explicou o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, na manhã desta segunda-feira (22), durante assinatura do termo de parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), no Cineteatro São Luiz.Por meio do novo Projeto Assistência Social e Cultura (Ascult), serão desenvolvidas ações e atividades culturais para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos equipamentos socioassistenciais do Governo do Estado.

 

O titular da Secult, Fabiano Piúba, reforça que a assinatura do termo de cooperação entre as pastas é mais do que um instrumento institucional. “Selar esse compromisso significa uma ação concreta da parceria entre as duas secretarias, entre as políticas de cultura e de assistência social na perspectiva de como podemos qualificar os serviços e o atendimento para um público formado seja por crianças, jovens ou pessoas idosas, com acesso aos bens e serviços culturais, com acesso ao direito à cultura e à arte como fator indispensável de humanização”, declarou Piúba.

 

A STDS e a Secult elaborarão conjuntamente programações culturais a serem realizadas nas unidades operacionais da STDS, garantindo o acesso dos usuários de forma gratuita, beneficiando o público de cada unidade. As atividades em parceria serão realizadas inicialmente ao longo de um ano, prazo que poderá ser estendido após avaliação das ações promovidas. “Hoje iniciamos com uma premiere neste belo equipamento, ícone para o Ceará, que é o Cineteatro São Luiz, depois vamos percorrer os equipamentos da Capital e do interior para que todas essas famílias tenham acesso às programações gratuitas. Temos que aproximar o público, especialmente o que mais precisa, dos bens culturais que existem no Ceará”, concluiu Josbertini.

 

Integração

A parceria entre STDS e Secult dá prosseguimento ao trabalho de integração da política cultural às diversas outras políticas públicas implementadas e coordenadas pelo Governo do Estado. Como destaca o secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, as ações se dão em sintonia com as diretrizes da política cultural, do Plano de Governo “Os 7 Cearás”, de maior presença da cultura na agenda do governo e da sociedade, além do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016, com as metas para a política cultural para os próximos 10 anos. A presença da cultura nas diversas vertentes da política pública ressalta sua importância para a economia, a geração de emprego e renda, a saúde, o Ceará Pacífico e, em parceria com a STDS, as ações relativas a trabalho e assistência social.

 

Assessoria de Comunicação e Eventos

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Facebook: www.facebook.com/stdsce

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br