STDS forma mais 450 novos profissionais no interior do Estado
26 de maio de 2017 - 14:13
Os cursos de capacitação foram realizados em Trairi, Pentecoste, São Luis do Curu, Umirim e Itarema
Neste mês de maio, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue reforçando o mercado de trabalho tanto na capital como no interior do estado. As certificações que iniciaram na semana passada, em Fortaleza, seguem acontecendo durante esta sexta-feira (26) e sábado (27), nos municípios de Trairi, Pentecoste, Umirim e Itarema. Na ocasião, o títular da STDS, Josbertini Clementino, certificará mais 450 jovens, e entregará kits instrumentais de trabalho para os formandos, investindo no potencial do povo cearense e consequentemente fomentando a renda local. No dia 30 de maio, serão certificados mais 600 jovens através do Projeto Primeiro Passo, na Capital.
Os novos profissionais foram qualificados através dos Projetos Primeiro Passo, Criando Oportunidades e Garantindo Acessibilidade. Do total de pessoas capacitadas, 279 foram atendidas pelo Criando Oportunidades, em Pentecoste, Umirim, Itarema e Trairi. O projeto entregará nas quatro cidades 82 kits instrumentais de trabalho aos qualificados nas turmas de Costureiro, Eletricista, Confeiteiro e Masseiro. Através do Primeiro Passo foram atendidos outros 154 alunos, que concluiram os cursos de Auxiliar de Escritório, Manutenção de Equipamento de Informática, Manicure, Cabeleireiro, Mecânica de Motos, Operador de Turismo e Auxiliar de Eletricista, nos mesmos municípios, aos quais se somam tambémSão Luís do Curu. Em Umirim, outras 17 pessoas concluiram o curso de libras, por meio do Projeto Garantindo Acessibilidade. Entre 2015 e 2016, a STDS certificou 21.312 pessoas por meio dos Projetos Primeiro Passo, Criando Oportunidades, e Garantindo Acessibilidade.
“Esse mês é de celebração, pois estamos certificando mais de 1000 profissionais, dentre jovens, mulheres chefes de família e tantos outros trabalhadores que almejam uma melhor colocação no mercado de trabalho. Tanto na capital, como nos municípios, percebo a empolgação dos alunos, e fico extremamente orgulhoso de saber que estamos possibilitando um crescimento real na vida de tantos cearenses”, declara Josbertini.
Os Projetos
O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.
Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O público prioritário são mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.
Municípios contemplados
26 de maio (sexta-feira)
• Pentecoste – 11h30
Primeiro Passo: 17 formandos
Criando Oportunidades: 19 educandos / 05 kits
• São Luís do Curu – 15h30
Primeiro Passo: 17 formandos
• Umirim – 16h30
Primeiro Passo: 37 formandos
Criando Oportunidades: 20 educandos / 05 kits
Garantindo Acessibilidade: 17 concludentes
27 de maio (sábado)
• Itarema – 9h
Primeiro Passo: 40 formandos
Criando Oportunidades: 90 educandos / 30 kits
• Trairi – 16h
Primeiro Passo: 53 formandos
Criando Oportunidades: 140 educandos / 10 kits
18h Criando Oportunidades: 120 educandos / 32 kits
*Mais informações
Projeto Criando Oportunidades: 85 3101.7805 /1558
Projeto Primeiro Passo: 85 3101.1559 / 1554
Garantindo Acessibilidade: 85 3101.7805
Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br