Josbertini e grupo de gestores da STDS visitam CSP
19 de julho de 2017 - 20:34
“A CSP e todo o Complexo Portuário do Pecém representam um divisor de águas no processo de desenvolvimento do Ceará. Temos famílias que têm sua renda principal a partir de empregos gerados por esse empreendimento. Empregos formais, com carteira assinada, que configuram trabalho decente, bandeira que defendemos. Que possamos cuidar bem desse empreendimento e cultivar os empregos gerados em todo o Ceará”. A avaliação é do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, ao capitanear visita de gestores da Pasta na manhã desta quarta-feira (19), à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no município de São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, o titular da STDS e o deputado federal André Figueiredo foram recebidos pelo presidente da Companhia, Eduardo Parente.
Em junho de 2016, em parceria com a CSP, a STDS implantou um Posto de Atendimento Avançado do Sine/IDT na área do empreendimento. Em 2017, só entre janeiro e junho, 715 pessoas foram cadastradas, 582 vagas disponibilizadas e 745 trabalhadores foram colocados no mercado através da unidade. “Seguimos trabalhando, a partir da liderança do governador Camilo Santana, para dinamizar ainda mais a economia do Estado e não tenho dúvida de que a CSP é uma âncora desse processo de desenvolvimento do nosso Estado”, reforça Josbertini.
Primeira usina integrada no Nordeste e a trigésima instalada no Brasil, a gigante de US$ 5,4 bilhões abriu as portas para visita da comitiva da STDS, que contou, ainda, com a presença do deputado federal André Figueiredo (PDT/CE) e do presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes. O grupo foi recepcionado pelo Gerente Geral de Relações Institucionais e Comunicação da CSP, Ricardo Parente, e visitou o Pátio de Matéria-Prima, as áreas de Coqueria, Sintetização, Alto-Forno, Aciaria, Lingotamento Contínuo, o Pátio Contínuo, encerrando a visitação no Prédio do Comando Operacional, de onde se controlam todas as atividades da siderúrgica.

O deputado federal André Figueiredo destacou que a CSP conseguiu atrair investimentos oriundos de empresas sérias para o Ceará, contribuindo para mudanças na vida do povo cearense e da nossa economia. “A Siderúrgica alavancou a geração de empregos, beneficiando pelo menos 6.000 pessoas diretamente e 12.000 indiretamente. A CSP contribui de forma efetiva para elevação do PIB do Ceará. O Governo do Estado e as entidades que apostaram nesse grande investimento estão de parabéns pela visão e coragem de empreender”, concluiu o parlamentar.
O Empreendimento
Localizada em uma área de 571 hectares, a CSP integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará, dentro da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) brasileira, fatores fundamentais para garantir ampla competitividade ao produto nacional. A usina, uma das mais modernas do Brasil e do mundo, iniciou a produção de placas de aço em junho de 2016. A produção é voltada para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. A capacidade instalada é de 3 milhões de toneladas de placas de aço/ano nesta primeira fase do projeto.

A CSP é uma indústria moderna, com tecnologia limpa e de ponta que tem como diretriz a sustentabilidade em todos seus aspectos – ambiental, social e econômica. Um dos compromissos da companhia é dar oportunidade para o maior número possível de profissionais do Ceará, sendo que já conta com cerca de 70% de cearenses em seu quadro funcional.
*Fotos: Carlos Eugênio e Rogério Rodrigues
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Cel: (85) 9.8878.8510
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline