STDS realiza III Seminário Estadual sobre a População em Situação de Rua

24 de julho de 2017 - 13:29

*Atualizado em 25 de julho de 2017

 

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou nesta terça-feira (25), no município de Caucaia, o III Seminário Estadual sobre Políticas Públicas para a População em Situação de Rua. Ao longo do dia, foram debatidos desafios e perspectivas de implementação da Política Nacional voltada para o segmento, buscando assegurar políticas públicas e amplo acesso a direitos. Através de mesas redondas e grupos temáticos, foram trabalhadas questões sobre a Construção da Política Estadual para População em Situação de Rua e seus Desafios Institucionais e Metodologias de Atendimento.

 

Durante a abertura do Seminário, a secretária-executiva da STDS e coordenadora do Comitê Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, Luciene Rolim, destacou a importância do debate junto aos municípios cearenses. “Temos cidades de grande porte com extensa população em situação de rua, que merecem a atenção e o olhar do Estado. Nesse sentido, o governador Camilo Santana e o secretário Josbertini Clementino são muito sensíveis a essa questão e buscam sempre dar respostas e colocar na agenda pública estadual a pessoa em situação de rua”, ressaltou a secretária.

 

III Seminário pupulação de Rua 1

 

Representante da Pastoral da Rua e da Fraternidade Franciscana na Providência de Deus, o Frei Nailson Neo, um dos debatedores do Seminário, falou sobre a importância de estreitar laços com o Estado. “Espaços como esse dão visibilidade e reconhecem esse público como cidadãos de direito e pessoas humanas que somos todos. Compreendemos que somente a STDS não resolverá todas as questões relativas à população de rua. Trata-se de um trabalho maior que envolve diversos segmentos do Estado e dos municípios”, complementou.

 

Estrutura

No Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Proteção Social Especial de Média Complexidade, no Estado sob coordenação da STDS, oferece apoio técnico e monitora o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, ofertado nos Centros POP, unidades de referência especializadas para atendimento à População em Situação de Rua geridas pelos municípios. Atualmente, o Ceará conta com nove Centros POP distribuídos nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Pacajus, Pacatuba e Crato. Nos municípios onde não há Centros POP, os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realizam o acompanhamento desse público.

 

“Quando falamos do campo da Assistência Social, é importante lembrar que o conjunto das necessidades da pessoa em situação de rua demanda o olhar e o cuidado de outras políticas como a Saúde, a Educação, a política do Trabalho com a inclusão produtiva, a Cultura”, reforçou a secretária-executiva Luciene Rolim, ao informar, ainda, que um diagnóstico dessa população está sendo construído pelo Comitê Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua.

 

Características

A População em Situação de Rua trata-se de grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular. Essa população se caracteriza, ainda, pela utilização de logradouros públicos (praças, jardins, canteiros, marquises, viadutos) e áreas degradadas (prédios abandonados, ruínas, carcaças de veículos) como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como unidades de serviços de acolhimento para pernoite temporário ou moradia provisória.

 

*Fotos: Sheyla Castelo Branco/STDS

 

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline