STDS qualifica equipes do Programa Criança Feliz em Fortaleza

4 de agosto de 2017 - 20:46

Data: 07 a 11 de agosto (segunda a sexta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Unichristus – Campus Parque Ecológico – Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue capacitando técnicos, supervisores e coordenadores do Programa Criança Feliz em todo o Ceará e, a partir desta segunda-feira (7), inicia a qualificação de 20 profissionais de Fortaleza. Ao lado das primeiras-damas do Estado e da Capital, respectivamente Onélia Leite de Santana e Carol Bezerra, o titular da STDS, Josbertini Clementino, fará a abertura do curso que se estenderá até a próxima sexta-feira (11), no Centro Universitário Christus (Unichristus) – Campus Parque Ecológico.

 

“Estamos investindo na capacitação de 369 profissionais que atuam diretamente com o público do Programa Criança Feliz. Trabalhamos para levar um atendimento humanizado e de qualidade às famílias e crianças do nosso Ceará, especialmente aquelas mais necessitadas”, reforça Josbertini. Do total de técnicos que serão capacitados pela STDS, 292 já foram qualificados nas regiões do Cariri, Maciço de Baturité, Sertão Central e Sertão de Canindé, Litoral Oeste/Vale do Curu e Litoral Norte, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, Sertão de Sobral e Serra da Ibiapaba, além dos demais municípios da Grande Fortaleza. Até o final de agosto, outros 57 técnicos das cidades do Centro Sul, Sertão de Crateús e Sertão dos Inhamuns serão capacitados para atuar no Programa.

 

Dentre os temas abordados nas qualificações estão a Importância da Primeira Infância no Desenvolvimento da Criança, o Programa Criança Feliz, o Papel do SUAS, o Território e as Políticas Públicas, Visita Domiciliar das crianças de 0 a 3 anos, o método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – CDC Workshop, Visita Domiciliar (prática) e Planejamento e Realização da Visita Domiciliar.

 

Foco na Primeira Infância

Lançado pelo Governo Federal em outubro de 2016, o Programa Criança Feliz tem como objetivo fortalecer vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integral na primeira infância, além de promover o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos. A União disponibilizará, para a implantação do Programa que atenderá 30.200 crianças e gestantes de 170 municípios do Ceará, recursos na ordem de R$ 1.165.154,00.

 

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em todo o País, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. Coordenado pela pasta, o programa vai promover o desenvolvimento integral infantil e, para isso, prioriza gestantes e as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Criança Feliz deve acompanhar aproximadamente um milhão de crianças em 2017 e até quatro milhões ao final de 2018.

 

Principais ações

Ao final do processo de treinamento das equipes municipais, terão início as visitas domiciliares às famílias, principais pilares do Programa junto das ações intersetoriais. Os visitadores orientarão as famílias sobre cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e avaliarão o ambiente familiar no geral, identificando fatores capazes de comprometer o desenvolvimento integral da criança. A ação estabelecerá um vínculo entre famílias e serviços de assistência social, saúde, educação, cultura e defesa de direitos humanos, já disponibilizados pela União, pelos Estados e pelos municípios.

 

O Programa Criança Feliz está sendo implementado em parceria com Estados e municípios. As visitas domiciliares serão realizadas por equipes municipais, devidamente capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

 

 

Assessoria de Comunicação e Eventos

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Facebook: www.facebook.com/stdsce

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br