STDS realiza corrida inclusiva para PCDs
11 de setembro de 2017 - 17:25
97 paratletas participaram da corrida, que ocorreu no último sábado, 09 de setembro, no Centro de Formação Olímpica
A pista de corrida do Centro de Formação Olímpica ficou pequena diante da garra e vontade de vencer dos 97 paratletas que participaram na manhã do último sábado, 9, da 2º Corrida Cepid – Inclusão em Movimento. “Para além da competição, tenho certeza que nossos atletas se afirmaram nesta manhã enquanto protagonistas de suas próprias histórias. Este é um momento de resgate da auto-estima das pessoas com deficiência, seja física, mental, auditiva ou visual. Estamos aqui para dizer que todos são capazes, e que a limitação é apenas uma escada para novos aprendizados”, concluiu o titular da STDS, Josbertini Clementino, enquanto entregava orgulhoso as premiações aos atletas.
“Eu nunca acreditei que ter uma deficiência me tornaria menos capaz que os outros, desde criança sempre me lancei nos desafios que a vida oferecia, e hoje, estou aqui porque continuo acreditando em meu potencial”, explicou Erenildo de Sousa, que é deficiente visual e participou da corrida na categoria de 800 metros livres.

Na ocasião, estiveram presentes a coordenadora do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (CEPID), Regina Tahim, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef), Jacinto Araújo.
Categorias
A disputa foi dividida em três categorias: 800 m livre para pessoas a partir de 18 anos, 1.600 m para pessoas em cadeiras de rodas convencionais e 2.000 m para pessoas em cadeiras de rodas de corrida. Os atletas receberam kits com camisa e número de foram entregues após a prova. O primeiro lugar masculino e feminino recebeu troféu, e os segundos e terceiros colocados receberam medalhas.
Censo demográfico
Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.
Cepid
O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) é uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense. O equipamento é o maior do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos.
A unidade dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras e unidade de atendimento do Sine/CE. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.
Mais informações:Regina Tahim, Coordenadora do Cepid – Fone: 3101.2723
*Fotos: Sheyla Castelo Branco / STDS
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline