STDS e JA Ceará contemplam mais 730 jovens com Projeto Empreendedor Criativo

21 de setembro de 2017 - 18:47

Serão capacitados jovens de 15 municípios do Estado

 

“O objetivo do projeto Empreendedor Criativo é possibilitarmos construir um novo plano de vida, para além da oportunidade de um emprego formal, para nossos jovens. O mais importante, na atual conjuntura  porque passa o País, é que estamos garantindo o direito dos jovens de empreender, é saber que os estamos ajudando a encontrarem o caminho do próprio negócio”. A declaração é do titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, ao assinar na manhã desta quinta-feira, 21/9, termo de cooperação técnica entre a STDS e a JA Ceará.

 

O Projeto garante mais 730 novas vagas do Projeto Empreendedor Criativo, para 15 municípios cearenses. Para se inscrever, os jovens devem se dirigir às secretarias de Ação Social dos respectivos municípios beneficiados, com exceção de Caucaia, onde as inscrições serão intermediadas pela Secretaria de Esportes. “Com estas novas turmas, serão mil jovens contemplados com o projeto”, comemorou o secretário, lembrando que outros 270 já estão inscritos em Fortaleza.

 

Oportunidade Ideal

Queremos ajudar nossos jovens a se prepararem para o primeiro emprego, dentro desse projeto nós atuamos com o carro chefe que é a mini-empresa, onde eles se capitalizam, e montam um negócio sustentável, e ao fim, competem entre si para que entendam, na prática, como funciona o mercado de trabalho. Nossa meta é equipar os jovens com o conhecimento necessário para que possam trilhar um caminho de sucesso na vida profissional”, acrescentou o diretor-presidente da JA Ceará, Igor Queiroz, após celebrar a parceria com a STDS, durante solenidade realizada no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) do José Walter.

 

“O projeto vai ajudar muito na minha formação profissional, quero montar minha loja virtual de bijuterias, e sei que essa é a oportunidade ideal para aprender a lidar com meu próprio negócio”, ressaltou a aluna do Cits José Walter, Nicoly Assis, uma das mil jovens beneficiadas pelo projeto. Direcionado para alunos concludentes de cursos de qualificação profissional promovidos pela STDS.

 

Após o evento, Josbertini seguiu para a Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário do José Walter, onde também lançou a turma de Corte e Costura do Projeto Empreendedor Criativo. “Nossas ações tem o intuito de contemplar o trabalhador cearense, com objetivo de incluir e qualificar um número cada vez maior de homens e mulheres para adentrar no mercado de trabalho”, destacou Jorbertini.

 

Aprender Fazendo

O Empreendedor Criativo terá duração de um ano e visa a proporcionar a jovens com idades de 15 a 29 anos, experiência prática na organização e na operação de uma empresa, preparação para o mercado de trabalho e nas competências desejadas, perspectivas e gestão de carreira, bem como planejamento financeiro para o sucesso pessoal e profissional.

 

O projeto pedagógico consiste na metodologia Aprender-Fazendo, da JA Ceará, que traça, na prática, cenários e oportunidades para o desenvolvimento juvenil. O projeto é composto pelos módulos: as Vantagens de Permanecer na Escola, Conectado com o Amanhã, Meu Dinheiro Meu Negócio, Habilidades para o Sucesso, Vamos Falar de Ética e Miniempresa.

 

Os municípios contemplados são: Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Baixio, Cedro, Camocim, Redenção , Baturité, Quixadá, Ibicuitinga e Senador Pompeu.

 

Documentação

 Os interessados devem portar RG e comprovante de residência. Para participar, os jovens devem estar cursando o 1º ano do Ensino Médio e ter entre 15 e 29 anos de idade. Além disso, é necessário ter participado de um curso do Projeto Primeiro Passo, da STDS.

 

Sobre a junior achievement (Ja Ceará)

Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece 25 programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental, médio e universitário. Até 2016, a associação alcançou 46.500 alunos beneficiados de 320 escolas, entre privadas e da rede pública estadual, e 2.261 voluntários e orientadores da metodologia de empresas parceiras e universidades em todo o Estado.

 

A JA Ceará tem como mantenedores TV Verdes Mares, Farmácias Pague Menos, M. Dias Branco, Colégio Ari de Sá Cavalcante, Mercadinhos São Luiz, BSPAR Incorporações, 3 Corações, Hapvida, Majela Hospitalar, Unifor, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, North Shopping Fortaleza, IAX Imobiliária, Ebenezer, Grupo Aço Cearense, Grupo Marquise e Sistema FIEC e conta, ainda, com patrocinadores de projetos especiais como as secretarias da Educação (Seduc) e a do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste  e Gerdau. A associação também conta com o apoio do PADETEC e FEAAC-UFC.

 

Mais informações

Célula de Educação Social e Profissional (STDS): 3101.4486

 

Assessoria de Comunicação e Eventos

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS

Jornalista responsável:Carlos Eugênio Saraiva

E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter:www.twitter.com/stdsonline

Facebook:www.facebook.com/stdsce