STDS realiza o III Encontro Estadual de Empreendedorismo
22 de setembro de 2017 - 20:18
O evento reuniu 300 pessoas no anfiteatro do Cuca Mondubim
Uma manhã para trocar ideias, tirar dúvidas e acreditar no sucesso do negócio próprio, foi assim que ocorreu, nesta sexta-feira (22), o III Encontro Estadual de Empreendedorismo. O evento realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) reuniu 300 pessoas no anfiteatro do Cuca Mondubim. Dentre o público presente: Trabalhadores autônomos informais, técnicos do poder, público, entidades, associações e demais interessados.
“Vivemos momentos de dificuldades, mas unidos estamos conseguindo superar os desafios que nos são impostos diariamente. Este encontro é para que possamos dar suporte aos pequenos empreendedores, que são de extrema importância na movimentação da economia e na geração de emprego e renda. Acreditamos e investimos no potencial do trabalhador cearense,pois, só assim poderemos construir um estado de igualdade e direito para todos”, declarou o titular da STDS, Josbertini. Clementino. Presente ao evento, o senador cearense, José Pimentel, expôs sobre a importância e urgência da desburocratização dos serviços voltados para os microempresários. “Trabalhamos incessantemente para desburocratizar a formalização das pequenas empresas, que representam um contingente de 12 milhões e 320 mil negócios espalhados pelo Brasíl. Eu acredito na força do empreendedorismo e apoio encontros como este, pois sei que precisamos debater e levar a público as pautas que ainda precisam avançar para que possamos alcançar uma política que, de fato, favoreça os microempreendedores do nosso país”, ressaltou o senador.
Programação
A programação contou com palestras sobre MEI (atualizações e inovações) e perspectivas futuras, proferida pelo Senador José Pimentel; Empreendedorismo Rural, proferida pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira e Diálogos sobre Empreendedorismo com a professora Magda Helena, Coordenadora de Políticas Ambientais da Prefeitura de Fortaleza. Na solenidade de abertura, estiveram presentes a secretária Executiva da Vice governadoria, Carla da Escócia; o coordenador de Políticas Públicas de Fortaleza, Júlio Brizzi; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mosia Torga e a presidente do Conselho de Contabilidade, Clara Germano.
Orientação para empreendedores
A STDS fornece apoio, por meio da Unidade Móvel de Empreendedorismo, da Central Fácil e dos Polos de Atendimento ao Empreendedor Individual, a micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seus negócios; orienta e simplifica o registro de empresas, reduzindo custos e prazos; facilita a legalização de negócios informais; e capacita empresários e empreendedores. O atendimento é feito por meio de serviços centralizados, rápidos e integrados para micro e pequenas empresas; cooperativas e grupos produtivos; profissionais autônomos ou liberais e empreendedores em geral.
Só em 2016, até novembro, foram realizados, pela STDS, 144.862 atendimentos e capacitados 7.403 empreendedores. Ainda este ano, 3.771 novas empresas foram abertas no Ceará e 1140 empreendedores capacitados através das unidades da Central Fácil, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, o que demonstra que o cearense continua acreditando no potencial do Estado de atuar como indutor do desenvolvimento social e econômico.
Unidade Móvel
A Unidade Móvel do Empreendedorismo ficou estacionada no Cuca Mondubim durante esta quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22/9). Foram disponibilizadas informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI), serviços e produtos bancários, situação empresarial (tipo de empresa aberta no seu nome, situação financeira, como melhorar seu negócio, direitos e deveres e outros), orientações de como abrir seu negócio, alteração de dados e declaração anual.
A Unidade Móvel é uma carreta de 21 metros de comprimento, climatizada e tem estrutura adequada para levar, a cada canto do Ceará, atendimento aos empreendedores que buscam as primeiras orientações para organizar o seu negócio. O projeto oferece, de forma gratuita à população, capacitação empresarial, assessoria técnica em gestão de negócios, orientação de crédito e serviços de registro de CNPJ. Em 2016, visitou os municípios de Canindé, Reriutaba, Crato, Barbalha, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Quixadá, Tejuçuoca, Massapê, Guaiuba, Itaitinga, Paramoti, Santa Quitéria, além de ações já realizadas em Fortaleza, no Centro e na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline