STDS capacita 184 municípios para controle e preenchimento dos Censo SUAS e Cemaris/2017
9 de outubro de 2017 - 16:09
Atualizada em 10 de outubro
“Nossa maior preocupação é fortalecer a política de assistência social no Estado do Ceará. Nesse sentido, a vigilância socioassistêncial cumpre um papel importantíssimo, representando nossos olhos dentro de cada um dos 184 municípios cearenses. É a partir do trabalho integrado desse setor que poderemos precisar dados e ações urgentes para cada região”, explicou o titular da STDS, Josbertini Clementino, no primeiro dia do encontro para capacitação dos técnicos e gestores de 127 municípios do Estado, que atuarão diretamente no preenchimento dos censos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS/2017) e do Mapa de Risco Pessoal e Social do Estado do Ceará (Cemaris/2017). O evento, que iniciou na manhã desta terça-feira(10), segue até amanhã no Hotel Praia Centro, ocasião em que haverá apresentação e debate do Censo SUAS/2017.
Ao presidir a abertura do encontro, na manhã desta terça-feira, a secretária executiva, Luciene Rolim, ressaltou a importância do evento. “Estamos avançando no processo de vigilância social no Estado do Ceará. Ao longo desses anos, observamos a consolidação dos Censo Cemaris e SUAS. Nosso objetivo é investir, cada vez mais, para que a coleta de dados possa nos ajudar a entender os anseios e necessidades do público que atendemos em nossas unidades de assistência social”, afirmou Luciene Rolim.
Na próxima semana, o encontro será realizado no Crato, onde contemplará gestores de outras 57 cidades, totalizando os 184 municípios cearenses. O intuito principal do evento é apresentar o passo a passo de como incluir os dados no sistema, bem como explicar as mudanças em relação aos anos anteriores. A utilização das informações e dos indicadores produzidos com base nos dados do Censo SUAS tem balizado os processos de negociação e pactuação relacionados à partilha de recursos e de compromissos relacionados à melhoria da qualidade da oferta de serviços, além de contribuir para que as secretarias estaduais de Assistência Social aprimorem suas habilidades e competências para monitoramento e apoio técnicos aos municípios.
Cemaris
O Cemaris é o censo que o Governo do Estado adota como base para realizar o diagnóstico dos município em relação a casos de riscos sociais e pessoais como abuso sexual, violência doméstica, agressões entre outros. Além do estado, os municípios também utilizam deste sistema e desse diagnóstico para traçar metas e realizar ações em combate a estes riscos.
Rede de Atendimento
No Ceará, o SUAS conta com uma rede de serviços ofertados em 388 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); 114 Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), sendo 112 unidades em 106 municípios e outras duas unidades regionais com 11 municípios vinculados; 255 Centros de Convivências; 51 equipes volantes; nove Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP); dez Centro Dia; e 104 Unidades de Acolhimento para indivíduos ou famílias afastados temporariamente de seus núcleos familiar ou comunitário ou que se encontram em situação de abandono.
Programação
11.10.17
8h Café da manhã
8h30 Apresentação e debate sobre o Censo SUAS / 2017
12h – Almoço
13h – Debate sobre o Censo SUAS / 2017
16h – Encerramento e avaliação
Mais Informações:
Célia Melo – Gestão do SUAS e Assessoramento aos Municípios – 3101. 4586
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 /2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline