Garotada lota praças no Passaré, Barra do Ceará e Aldeota neste fim de semana

9 de outubro de 2017 - 13:12

A programação se estenderá por todo o mês de outubro, sempre aos sábados e domingos, em uma praça diferente, no horário das 16h às 19h

 

A alegria, a diversão e a irreverência marcaram o início da programação especial do Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza destinada às crianças da Capital, para este mês de outubro. Neste primeiro fim de semana, dias 7/10 e 8/10, as praças Farias Brito, no Passaré, Hermes Pereira, na Barra do Ceará, e Luiza Távora, na Aldeota, receberam uma multidão de crianças e jovens, papais e mamães, que assistiram a uma série de shows musicais e de ballet, teatro de fantoche e dança, hip hop, ao Circo Escola e contação de histórias, apresentados pelas unidades da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e de Cultura (Secult). 

capa 394x194

“Estamos com uma programação para o mês da criança. São nove dias de festa e recreação, aos sábados e domingo deste mês de outubro inteiro, e, a partir de novembro vamos para o interior do Estado, levando brincadeiras, ações lúdicas importantes para o desenvolvimento das crianças”, anunciou a Primeira-dama do Estado, Onélia Santana, ao abrir a programação do mês da criança. “Para atuarmos junto às crianças que estão na extrema pobreza, devemos ter toda uma articulação da área social do Governo com as prefeituras. Por isso estamos construindo, sob a liderança do governador Camilo Santana e da Primeira-Dama, Onélia Santana, um grande projeto para o fortalecimento da política de Assistência Social, para que possamos seguir priorizando a primeira infância”, ressaltou o titular da STDS, Josbertini Clementino.

 

foto 2 394x194

 

Arte e diversão

“Essa ação é muito importante porque ajuda na inclusão social das crianças e das famílias, evita que as crianças caiam na marginalidade. Criança que cresce em um ambiente de diversão sadia, de responsabilidade social não vai se desviar para outros caminhos”, destacou o sargento do Exército, Justino Silva de Araújo, que aproveitou o domingo de folga para levar a esposa e o filho para participar das brincadeiras do Arte na Praça, na Barra do Ceará. “Ações como estas são muito legais porque tiram as crianças da frente da televisão, da internet e as possibilita brincarem com os amigos, os primos que moram aqui perto e que pouco se encontram”, acrescentou Luciano da Silva Castro, enquanto olhava os filhos e os sobrinhos, Guilherme, Júlia, Letícia, Lívia e Júnior, denominado por ele como o “quinteto fantástico”, brincando e suando à vontade no pula-pula.

 

IMG-20171009-WA0014 394x194

 

Enquanto uma parte da criançada assistia às apresentações, outras “queimavam” energia em corrida de sacos, em corridas de três pernas, pulando corda e elástico e brincando de amarelinha, tudo sob a orientação de técnicos da STDS. Pipocas, picolés, e água foram distribuídos à vontade e gratuitamente às crianças. Já os mais grandinhos, optaram por aulas de Karatê, Kung Fu e capoeira, enquanto outros grupos de meninos e meninas “pintavam o sete” nas oficinas de gesso, pintura de rosto, desenho e de EVA, e ainda davam o toque no penteado. A comunidade pôde dispor ainda, do Balcão da Cidadania, com serviços de emissão de RG, CPF e inscrição no Cadastro Único e corte de cabelo.

IMG-20171009-WA0015 394x194

 

Ação integrada

A festa transcorreu das 16h às 20h, no sábado e domingo. O Projeto faz parte do projeto Arte na Praça, parte do programa Mais Infância, idealizado pela Primeira-Dama do Estado do Ceará, Onélia Santana, em parceria com o projeto Fortaleza Amiga da Criança, comandado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra. “Essa ação concentrada do mês de outubro começa aqui. É um grande reforço e queremos dar continuidade durante todo o ano”, frisou Josbertini, ao destacar a aquisição da Unidade Móvel do Arte na Praça (ônibus), que possibilitará que crianças do interior também tenham acesso maior às brincadeiras e atividades do Programa Mais Infância.

 

foto 3 Tiago Stille 394x194

 

Nesse sentido, acrescentou “toda a equipe da STDS, do governo, está azeitada para que possamos estar muito perto acompanhando, não só os primeiros anos de nossas crianças, mas todo o desenvolvimento integral delas até chegarem na adolescência e na vida adulta. “Se investirmos na primeira infância, economizaremos muito no futuro. As pessoas terão uma formação melhor, serão melhores cidadãos, melhores cidadãs”, destacou o titular da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira.

 

*Fotos: Rogério Rodrigues e Carlos Eugênio/STDS e Tiago Stille/Governo do Ceará

 

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Cel: (85) 9.8878.8510
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline