STDS realiza programação alusiva ao mês da Consciência Negra
1 de novembro de 2017 - 13:49
*Atualizado em 06 de novembro de 2017
Atividades fazem parte do Ciclo de Capacitação sobre a Diversidade Humana na
Proteção Social Básica
No mês em que é celebrada a Consciência Negra, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Coordenadoria da Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional/Célula de Diversidade e Acessibilidade, abriu o debate sobre Igualdade Racial, nesta segunda-feira (6), em mais uma etapa do Ciclo de Capacitação sobre a Diversidade Humana na Proteção Social Básica. “Espaços de diálogo como esses são fundamentais para que possamos partilhar experiências e informações. É através dessa união, dessa troca, que seguiremos construindo uma sociedade mais igualitária e acessível para todos”, explicou o secretário-adjunto da STDS, Herman Normando, durante a abertura do evento.
Roda de contação de histórias e a oficina “Arte em Turbante – Estética da Resistência” fizeram parte da programação. No pátio da secretaria, houve, ainda, exposição e comercialização de produtos fabricados pelo grupo Mulheres Quilombolas da Serra do Juá, do município de Caucaia. Voltado para técnicos e servidores da STDS, comunidade acadêmica e sociedade em geral, o Ciclo de Capacitação sobre a Diversidade Humana na Proteção Social Básica oferece, ao final de cinco módulos, certificado de participação de 20h ao público inscrito. Ainda em novembro, será realizada a última etapa do Ciclo seguindo com a temática da Igualdade Racial. Outros três módulos já foram realizados entre os meses de agosto e outubro e abordaram temas como Cuidador Familiar da Pessoa Idosa e Igualdade e Identidade de Gênero.
Dia da Consciência Negra
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data lembra a morte do então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco –, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País. Além da conscientização sobre o racismo e a importância do respeito à cultura afro, a data também é motivo de celebrar as danças e músicas que vieram da África.
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Cel: (85) 9.8878.8510
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline