STDS forma mais 90 profissionais no Centro Sul

8 de novembro de 2017 - 16:32

Cursos de capacitação foram realizados em Iguatu e Quixelô

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue preparando a mão de obra e reforçando o mercado de trabalho na capital e no interior do Ceará. Nesta quinta-feira, 9 de novembro, mais90 profissionais qualificados pelos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades receberão seus certificados de profissionalização, nos municípios de Iguatu e Quixelô, na região Centro Sul do Estado. As formaturas serão presididas pelo titular da STDS, Josbertini Clementino, que também fará a entrega de kits instrumentais de trabalho aos formandos.

 

Capacitados pelo Criando Oportunidades, os 37 concludentes de Iguatu, formados nos cursos de Agente Operacional de Vendas (20) e de Modelagem (17), receberão seus certificados na Câmara Municipal de Iguatu, às 10h30. Já a Câmara Municipal de Quixelô receberá, às 14h30, os 53 concludentes das turmas de Agente Operacional de Vendas (20) e de Costureiro (15), também formados pelo Criando Oportunidades, além da turma de Auxiliar de Escritório (18), capacitada pelo Primeiro Passo na linha de ação Jovem Bolsista.

 

Para o secretário Josbertini, as ações de qualificação profissional engrandecem os municípios e, mais que capacitar, despertam nos educandos o espírito empreendedor. “O Governo do Estado é muito firme no propósito de fortalecer cada vez mais o processo de desenvolvimento do interior e entendemos que capacitar as pessoas, garantir que elas fiquem aptas para exercer novas atividades é um passo fundamental nesse processo”, destaca.

 

Os Projetos

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário. Em 2016, qualificou 7.122 jovens em todo o Ceará.

 

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O projeto que,no ano passado, capacitou 3.741 pessoas, tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

 

Municípios contemplados

9 de novembro (quinta-feira)

Iguatu

10h30: Câmara Municipal de Iguatu (Rua Santos Dumont, s/n, Centro)

Criando Oportunidades: 37 educandos

– Agente Operacional de Vendas: 20

– Modelagem: 17

Quixelô

14h30: Câmara Municipal de Quixelô (Rua Pedro Gomes de Araújo, s/n – próximo à Prefeitura)

Criando Oportunidades: 53 educandos

– Agente Operacional de Vendas: 20

– Costureiro: 15

Primeiro Passo (Bolsista): 18 educandos

– Auxiliar de Escritório: 18

 

*Mais informações

Projeto Criando Oportunidades: 85 3101.7805 /1558

Projeto Primeiro Passo: 85 3101.1559 / 1554

 

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Cel: (85) 9.8878.8510
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline