STDS promove debate sobre o câncer de próstata e mama
8 de novembro de 2017 - 20:22
*Atualizado em 9 de novembro
“Aqui no Ceará, até outubro de 2017, nós registramos 2550 novos casos de câncer de próstata, e 2160 novos casos de câncer de mama em mulheres. São números alarmantes, que nos mostram a importância da conscientização tanto dos homens, como das mulheres. Nesta doença, a prevenção e o diagnóstico precoce fazem toda a diferença entre viver e morrer”,ressaltou o oncologista, Dr. Luis Porto, durante a palestra que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, no auditório da STDS.
O debate, promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através da Célula de Diversidade e Acessibilidade, trouxe a discussão um tema que têm destaque neste mês de novembro, o câncer de próstata. Juntos, os cânceres de mama e de próstata já atingiram mais de 3.000 pessoas no Estado do Ceará, só neste ano de 2017.
“Queremos conscientizar tanto os servidores como a sociedade em geral, sobre a importância de ir regularmente ao médico e fazer exames preventivos. Os cânceres de próstata e de mama são os mais comuns entre homens e mulheres, e podem atingir qualquer um de nós, portanto, precisamos incentivar o cuidado, o autoexame e principalmente a consciência de que a vida vale mais que o machismo e o medo”, declarou o secretário adjunto da STDS, Herman Normando, que abriu o evento durante esta manhã.
Dados Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca),a estimativa para o Brasil, biênio 2016-2017, aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer, o perfil epidemiológico observado assemelha-se ao da América Latina e do Caribe, onde os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres serão os mais frequentes. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o de mama é o primeiro mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
▪Mais informações: Verônica Maciel (Célula de Diversidade e Acessibilidade) – 3101.4554
AssessoriadeComunicaçãoSocial
SecretariadoTrabalhoeDesenvolvimentoSocial–STDS
Jornalistaresponsável:CarlosEugênioSaraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone:3101.2089/2099
Twitter:www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br