Curso de Gestão Social chega ao Litoral Norte

23 de novembro de 2017 - 12:22

 

A meta é capacitar 25 mil pessoas em 60 municípios. As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/2zlPeP6

Data: 23 de novembro (terça-feira)

Horário: 8h às 16h

Local: Núcleo de Informações Tecnológica (NIT), Avenida João Batista Rios, 1880, Centro – Itarema


O curso “Cidadania Participativa: Controle Social ao Alcance de Todos” chega nesta quinta-feira (23), ao Litoral Norte. A capacitação é resultado da parceria entre Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Fundação Demócrito Rocha, que nesta 4° edição contempla gestores, secretários e profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) dos seguintes municípios:
Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Acaraú, Morrinhos, Miraíma, Amontada, Itapipoca, Trairi, Tururu, Apuiarés, Barroquinha, Chaval, Granja, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará. A capacitação ocorrerá das 8h às 16h, no Núcleo de Informações Tecnológicas (NIT). Para se increver, basta acessar o link: http://bit.ly/2zlPeP6

Esta capacitação é uma chamada para refletirmos sobre o modo como estamos desenvolvendo a política de Assistência Social no Ceará. Precisamos nos comunicar de modo integrado, com a consciência de que somos responsáveis diretos pela execução correta e eficiente desta política que afeta milhares de vidas”, declarou o titular da STDS, Josbertini Clementino, que estará presente na abertura da capacitação, amanhã, às 9h, em Itarema.

Iniciado em outubro deste ano, o curso segue até dezembro. Ao longo desse período serão contemplados outros 60 municípios cearenses. Gestores e agentes públicos, técnicos e a população de uma maneira geral poderão participar do curso, na modalidade Educação à Distância (EAD), e de oficinas e exposições de filmes nas cidades-sedes de Sobral, Itarema, Quixadá e Baturité, por meio de 12 fascículos que foram encartados no Jornal O Povo, no período de 31 de outubro a 17 de novembro e por videoaulas. (Veja cronograma abaixo). Para se inscrever, basta acessar o link: http://fdr.org.br/uane/gestaosocial/.

Um dos principais objetivos do curso é popularizar a linguagem da Assistência Social, tornando-a acessível a todos, bem como conscientizando agentes públicos, usuários e beneficiários sobre a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerando a Assistência Social, enquanto direito do cidadão e dever do Estado, além de propiciar formas inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Videoaulas e fascículos

O curso em Gestão Social na modalidade EaD tem carga horária de 120h/a. Os participantes podem acompanhar o conteúdo acadêmico através de 12 fascículos, cuja distribuição foi feita no jornal O Povo, no período de 31 de outubro a 17 de novembro, e que estão disponíveis também no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os fascículos tem tiragem de 30 mil exemplares, dos quais 29.400 foram encartados no jornal O Povo. As provas serão aplicadas no período de 20 a 24 de novembro e o resultado divulgado no dia 27 do deste mês.

 

Outros 600 exemplares serão distribuídos a profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos 60 municípios contemplados pelo Proares II. O projeto utiliza também o recurso de videoaulas para divulgação do conteúdo dos fascículos. As videoaulas estão sendo veiculadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem: http://ava.fdr.org.br/inscricao/?id=53

Cronograma de videoaulas e oficinas

Videoaulas 01, 02, 03 e 04

Transmitida no sábado 4/11

17h às 18h

Reprises

Terça às 14h

Quarta às 13h

Quinta às 13h

Sexta às 15h

Videoaulas 05, 06, 07 e 08

Transmitida no sábado 11/11

17h às 18h

Reprises

Terça às 14h

Quarta às 13h

Quinta às 13h

Sextaàs 15h

Videoaulas 09, 10, 11 e 12

Transmitida no sábado 18/11

17h às 18h

Reprises

Terça às 14h

Quarta às 13h

Quinta às 13h

Sextaàs 15h

Crato

31 de outubro / 2017

Iguatu

9 de novembro / 2017

Sobral

21 de novembro / 2017

Itarema

23 de novembro / 2017

Quixadá

28 de novembro / 2017

Baturité

30 de novembro / 2017

Cronograma de divulgação dos fascículos

Fascículo / Videoaula / Radioaula 1

Veiculação / 31 de outubro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 2

Veiculação / 01 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 3

Veiculação / 02 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 4

Veiculação / 03 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 5

Veiculação / 07 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 6

Veiculação / 08 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 7

Veiculação / 09 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 8

Veiculação / 10 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 9

Veiculação / 14 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 10

Veiculação / 15 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 11

Veiculação / 16 de novembro

Fascículo / Videoaula / Radioaula 12

Veiculação / 17 de novembro

Prova

20/11 a 24/11

Resultado da prova

27 de novembro

 

*Mais informações:

Patrícia Alcântara – Gerente de Fortalecimento Institucional do Proares/STDS – 9.9956.0029

 

Assessoria de Comunicação e Eventos

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Cel: (85) 9.8878.8510

Fone: (85) 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Facebook: www.facebook.com/stdsce

Twitter: www.twitter.com/stdsonline